Prefeitura entrega novo Centro Integrado de Mobilidade e amplia monitoramento do trânsito na Capital

Foto: Nilson Figueiredo
Foto: Nilson Figueiredo

Número de câmeras passa de 20 para 85 e devem fiscalizar rotatórias e pontos críticos de alagamento em tempo real

A Prefeitura de Campo Grande entregou nesta segunda-feira (22), a nova estrutura do Centro de Controle Integrado da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), que promete ampliar câmeras, monitoramento e segurança no trânsito da Capital, além de um novo caminhão destinado aos serviços de sinalização viária.

Com nova identidade visual e estrutura ampliada, o Centro de Controle passa a operar em um espaço mais moderno, com maior capacidade de monitoramento e atendimento à população. Durante o anúncio, o diretor-presidente da Agetran, Paulo da Silva, destacou que a entrega representa o resultado de um ano intenso de trabalho da equipe. “Hoje é um dia importante. Ao longo de um ano de muito trabalho e de muita luta, conseguimos apresentar para a população campo-grandense uma parte daquilo que foi feito este ano”, afirmou.

O diretor ressaltou que o novo centro coloca Campo Grande em um patamar elevado de gestão da mobilidade urbana. “É coisa de primeiro mundo. Vai ser difícil alguém alcançar o que a Agetran alcança no dia de hoje”, declarou, ao agradecer o apoio da prefeita Adriane Lopes e das equipes técnicas da agência.

A prefeita Adriane Lopes destacou que esse é o maior centro de comando do Estado. “Hoje nós estamos entregando para Campo Grande o maior centro de comando e controle integrado de mobilidade do Estado de Mato Grosso do Sul. É o maior e o melhor, porque nós pensamos no futuro da nossa cidade”, afirmou.

Segundo a prefeita, o novo sistema amplia significativamente a capacidade de monitoramento urbano. O número de câmeras de monitoramento passará de 20 para 85, além da implantação de sistema em cerca de 200 conjuntos semafóricos, que passarão a ser monitorados em tempo real. “Nós estamos trabalhando a mobilidade na integralidade, trazendo qualidade de vida, desenvolvimento, tecnologia e inovação. Isso é só o começo”, disse Adriane Lopes.

O centro também permitirá o acompanhamento em tempo real do transporte coletivo, com informações sobre localização dos veículos, cumprimento de horários e controle de caçambas. A prefeita ressaltou que o investimento em tecnologia impacta diretamente a segurança e o tempo de deslocamento dos cidadãos. “Facilitar o ir e vir das pessoas com informação em tempo real é pensar na qualidade de vida”, pontuou.

Ao falar sobre o funcionamento do novo sistema, o diretor-presidente da Agetran explicou que toda a estrutura é inédita. “Aqui tudo é novo: equipamentos, telas, sistemas. Do antigo, só ficaram os dados”, afirmou. Paulo detalhou que as novas câmeras inteligentes, integradas aos radares com tecnologia OCR, permitem identificar veículos roubados em circulação e acionar imediatamente a Guarda Civil Metropolitana ou a Polícia Militar.

Questionado sobre o valor de investimento, o diretor-presidente explicou que a nova central não gerou custos diretos para a Agetran. “O investimento é zero para a Agetran. Todo esse sistema está dentro do contrato dos radares”, explicou. Além do cercamento eletrônico, o centro permitirá o monitoramento de gargalos viários, grandes rotatórias e pontos críticos de alagamento, com acionamento imediato da Defesa Civil e demais órgãos responsáveis.

Durante o evento, a prefeita Adriane Lopes também entregou as chaves de um novo caminhão equipado com plataforma elevatória, que será utilizado na manutenção e sinalização semafórica. O veículo permitirá mais agilidade nas intervenções e na conservação dos equipamentos espalhados pela cidade.

Por Inez Nazira

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *