MS teve mais de 20 mil CNHs suspensas ou cassadas em 2025

Foto: Divulgação/Detran
Foto: Divulgação/Detran

Excesso de velocidade respondeu por 44% das quase 1 milhão de infrações registradas no Estado

Mais de 20 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram suspensas ou cassadas em Mato Grosso do Sul ao longo de 2025, como resultado do descumprimento das normas de trânsito. Os dados são do Detran-MS e refletem o impacto do volume de infrações registradas no Estado.

Do total, cerca de 14 mil suspensões ocorreram por acúmulo de pontos na CNH, quando o motorista atinge 20, 30 ou 40 pontos no período de 12 meses, a depender da quantidade de infrações gravíssimas. Outras 5.565 suspensões foram aplicadas de forma direta, em casos de infrações que preveem a penalidade independentemente da soma de pontos.

Além das suspensões, 2.735 CNHs foram cassadas em 2025, após reincidência de motoristas que voltaram a cometer infrações mesmo já penalizados anteriormente. A cassação impede o condutor de dirigir por dois anos e exige novo processo de habilitação.

Até 16 de dezembro, foram registradas 976.157 infrações de trânsito em Mato Grosso do Sul. O excesso de velocidade concentrou 44,06% das autuações, liderando o ranking estadual. Na sequência aparecem avançar sinal vermelho ou parada obrigatória (8,54%), não uso do cinto de segurança (5%) e uso de telefone celular ao volante (2,95%).

O levantamento também aponta que mais de 4,5 mil motoristas foram penalizados por se recusarem a realizar o teste do bafômetro ao longo do ano.

Como consequência das penalidades, mais de 20 mil condutores precisaram passar por curso de reciclagem para reaver o direito de dirigir. Em paralelo, 3.862 recursos administrativos foram protocolados de forma digital em 2025, número 16% maior do que o registrado no ano anterior.

.

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *