Pesquisa mostra que 45% desaprovam indicação de Jorge Messias ao STF

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (18) pelo instituto Genial/Quest aponta que 45% dos brasileiros desaprovam a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). Outros 30% afirmaram aprovar o nome indicado, enquanto 25% disseram não saber ou preferiram não responder. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O estudo também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a prerrogativa do presidente da República de indicar livremente ministros para o STF. Nesse recorte, 54% responderam que o chefe do Executivo não deveria ter total liberdade para escolher os nomes, enquanto 41% consideram que essa atribuição deve ser exercida sem restrições.

Apesar da maioria contrária, a pesquisa indica uma redução na rejeição a essa prerrogativa presidencial. Em 2023, a diferença entre os que eram contra e os que eram favoráveis à liberdade de indicação era de 25 pontos percentuais. Agora, essa distância caiu para 13 pontos, sinalizando uma mudança gradual na percepção da população sobre o tema.

Jorge Messias pode ocupar a vaga aberta no Supremo após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, que deixou a Corte em outubro, aos 67 anos. Caso a indicação se confirme e seja aprovada pelo Senado, Messias se tornará o terceiro nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o STF neste mandato.

No atual governo, Lula já indicou Cristiano Zanin, que assumiu o cargo em agosto de 2023, e Flávio Dino, que passou a integrar a Corte em fevereiro de 2024.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Congresso aprova orçamento para 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *