Michelle Bolsonaro lidera preferência entre eleitores para ser indicada por Jair Bolsonaro em 2026, aponta Datafolha

Foto: reprodução/SBT News
Foto: reprodução/SBT News

Pesquisa Datafolha divulgada na noite deste sábado (6) revela que Michelle Bolsonaro (PL) segue como o nome mais citado pelos eleitores brasileiros para ser indicada por Jair Bolsonaro (PL) à disputa presidencial de 2026. Segundo o levantamento, 22% dos entrevistados preferem que a ex-primeira-dama seja a escolhida, enquanto 20% apontam o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), recém-anunciado como pré-candidato, aparece com 8%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 4 de dezembro — antes de Flávio Bolsonaro afirmar, na sexta-feira (5), que seu pai o escolheu como nome do PL para concorrer ao Planalto. Jair Bolsonaro, preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e inelegível até 2060, não pode participar da disputa, mas mantém influência entre o eleitorado. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.

Os números mostram pouca variação em relação ao levantamento de julho. Na época, Michelle tinha 23% das citações e Tarcísio, 21%. Ratinho Junior (PSD) subiu de 10% para 12%, enquanto Eduardo Bolsonaro (PL-SP) caiu de 11% para 9%. Flávio recuou de 9% para 8%. Também aparecem na lista Ronaldo Caiado (União Brasil), com 6%, e Romeu Zema (Novo), com 4%. Apenas 1% citou o presidente Lula (PT) como alguém que Bolsonaro deveria apoiar; 10% disseram que “nenhum” nome serviria, e 8% não souberam responder.

Entre os próprios bolsonaristas, Michelle também lidera: 35% defendem que ela seja a indicada, contra 30% que preferem Tarcísio — um empate técnico dentro da margem de erro calculada para esse grupo. Eduardo Bolsonaro aparece com 14%, Flávio com 9%, Caiado com 4% e Zema com 2%.

Apesar da força da família Bolsonaro entre seus apoiadores, o Datafolha mostra que metade do eleitorado rejeita qualquer nome respaldado pelo ex-presidente. Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados afirmaram que não votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro, enquanto 26% dizem que certamente votariam em quem ele indicar. Outros 21% responderam “talvez”, e 3% não souberam opinar.

Em pesquisa espontânea para a eleição presidencial de 2026, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 24% das menções. Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 7%. Tarcísio de Freitas registra 2% e Ratinho Junior, 1%, ambos dentro da margem de erro. A maioria, 54%, não soube citar um nome.

 

Com informações do SBT News

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

PT mira 2026, critica Tarcísio e reforça embate com Congresso em nova resolução nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *