Mato Grosso do Sul registrou 13.928 casos prováveis de dengue, dos quais 8.372 foram confirmados em 2025. Os dados constam no último boletim, divulgado nessa sexta-feira (5), pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Além disso, 18 mortes foram confirmadas pela doença e 7 óbitos ainda seguem em investigação.
Segundo o boletim epidemiológico, 16 municípios registraram mortes por dengue:
Inocência;
Três Lagoas;
Nova Andradina;
Aquidauana;
Dourados;
Ponta Porã;
Coxim;
Iguatemi;
Paranhos;
Itaquiraí;
Água Clara;
Miranda;
Aparecida do Taboado;
Ribas do Rio Pardo;
Campo Grande.
Vacinação
A SES informou que 201.633 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas no público-alvo. O estado recebeu 241.030 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal prevê duas aplicações, com intervalo de três meses entre elas.
A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Segundo a SES, essa faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue entre jovens de 6 a 16 anos.
Chikungunya
O estado registrou 13.987 casos prováveis de chikungunya, sendo 7.593 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O boletim também aponta 74 casos em gestantes.
A doença causou 16 mortes nos municípios de:
Dois Irmãos do Buriti;
Vicentina;
Naviraí;
Terenos;
Fátima do Sul;
Dourados;
Sidrolândia;
Glória de Dourados;
Maracaju;
Iguatemi.
A SES orienta a não fazer automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a recomendação é buscar atendimento em uma unidade de saúde.