Pantanal registra recorde de aumento de temperatura nos últimos anos

Bioma Pantanal - Foto: Reprodução
Bioma Pantanal - Foto: Reprodução

Às vésperas do início da COP-30, que terá início no dia 10, em Belém (PA), o MapBiomas Atmosferas divulgou, nessa quarta-feira (5), dados que apontam que o aumento de temperatura no Pantanal foi um dos maiores do Brasil nos últimos 40 anos. Neste mesmo ritmo, as temperaturas na Amazônia também subiram acima do indicado pelo Acordo de Paris, com 1,5ºC.

Analisando dados da variação da temperatura entre 1985 e 2024, o levantamento mostra que em todo o país o aumento da temperatura ficou em uma média de 0,29ºC por década, o que resultou em uma elevação de 1,2ºC no período pesquisado, embora tenha diferenças na média de crescimento da temperatura entre um bioma e outro.

No Pantanal, o aumento foi de 0,47ºC por década e, no Cerrado, a média foi de 0,31ºC por década. Por sua vez, a Amazônia a temperatura teve elevação de 0,29ºC nos mesmos 10 anos.

Os biomas mais costeiros tiveram uma elevação menor. Na Caatinga, por exemplo, o aumento foi de 0,25ºC/década. Na Mata Atlântica foi de 0,21ºC/ década e nos Pampas, a média de elevação em uma década ficou em 0,14ºC.

Em 2024 foram registradas as maiores elevações de temperaturas no Pantanal e na Amazônia. De acordo com a professora Luciana Rizzo, do laboratório de Física Atmosférica da USP (Universidade de São Paulo) e integrante do MapBiomas Atmosfera, o recorde não é caso isolado.

“Os dados estão mostrando que, de maneira sistemática, a temperatura está crescendo em todo o Brasil desde 1985. O ano passado foi recorde, mas não é um ano isolado”, explica.

Em 40 anos, a média de temperatura no bioma pantaneiro foi de 26,2ºC e na Amazônia foi de 25,6ºC, sendo que, em 2024, houve uma média de 1,8º e 1,5 ºC na elevação dos termômetros, maior alta registrada em 1 ano, considerando o cenário observado desde 1985.

Em relação aos Estados, a pesquisa mostra que em Estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Piauí as temperaturas também estão subindo mais rápido, com taxas entre 0,34 ºC e 0,40ºC a cada década. Já em locais como Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba este aumento ficou entre 0,10ºC e 0,12ºC a cada 10 anos. Na região metropolitana de São Paulo, a taxa de elevação da temperatura é de 0,19ºC por década.

Por Ana Clara Julião, com informações Agência Brasil

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *