Brasil confirma assinatura do acordo Mercosul-União Europeia para 20 de dezembro

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira - Foto: reprodução
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira - Foto: reprodução

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nessa quarta-feira (5) que o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul deve ser assinado no dia 20 de dezembro, durante a próxima cúpula do bloco, no Rio de Janeiro. Segundo o chanceler, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reafirmou sua confiança de que a assinatura ocorrerá na data prevista.

A declaração confirma o cronograma já mencionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro, após conversa com Ursula. Na ocasião, o Palácio do Planalto divulgou que o governo brasileiro trabalhava para viabilizar a assinatura até o fim de 2025, encerrando um processo de negociação que se arrasta há décadas.

O acordo entre a União Europeia e o Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, foi fechado politicamente em dezembro de 2024, após 25 anos de negociações. Quando em vigor, será o maior tratado comercial já firmado pela União Europeia, abrindo mercado para mais de 700 milhões de consumidores e ampliando a integração econômica entre os blocos.

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Presidente mexicana é vítima de assédio nas ruas da Cidade do México

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *