A Prefeitura de Campo Grande está com equipes nas ruas desde o início da tarde desta quarta-feira (5), após a cidade ser atingida por um temporal. O trabalho de contenção de danos envolve principalmente a remoção de árvores caídas e suporte a famílias em áreas de vulnerabilidade social, devendo se estender ao longo de pelo menos mais um dia.
Segundo informações do CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) em um período de 25 minutos o volume de chuva chegou a 27,5 milímetros na Capital, com ventos de até 88,9 quilômetros por hora. A Central 156 recebeu em torno de 40 solicitações referentes à queda de árvores.

Foto: Divulgação/PrefCG
Por determinação da prefeita Adriane Lopes, equipes da Sisep (Secretaria Municipal de Serviços de Obras Públicas), da Defesa Civil, Emha (Agência Municipal de Habitação), Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e outros órgãos municipais estão envolvidas na operação de rescaldo, que não tem hora para terminar. Além disso, a cidade segue em Alerta Laranja, devido a possibilidade de novas tempestades dentro das próximas 48 horas.
Além da remoção de árvores caídas, o trabalho envolve a distribuição de lonas para proteção imediata de telhados danificados. A Agetran deslocou equipes para atuarem em pontos críticos ainda durante o temporal, principalmente em locais onde havia risco de acidentes por queda de árvores ou acúmulo de água na pista.
Equipes de sinalização e manutenção semafórica seguem trabalhando para restabelecer os semáforos afetados. Em alguns trechos, a falta de energia elétrica ainda impede o pleno funcionamento dos equipamentos, o que deve ocorrer em plenitude tão logo o fornecimento seja normalizado pela concessionária do setor.

Foto: Divulgação/PrefCG
A prefeita Adriane determinou que todas as equipes permaneçam mobilizadas até que as situações emergenciais sejam solucionadas e que o atendimento à população seja feito com prioridade. “Já temos equipes nas ruas e atuando em parceria. De domingo até hoje já registramos mais de 50 chamados apenas pela Defesa Civil”, ressalta o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Enéas de Carvalho Netto.
A Prefeitura orienta a população para que, em casos de emergências relacionadas às chuvas, acione os serviços municipais pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram