Sob alerta de temporal, chuva acompanhada de ventos fortes atingem Campo Grande

Foto: Brenda Leitte
Foto: Brenda Leitte

Campo Grande amanheceu com pancadas de chuva nesta quarta-feira (5), sob alerta para riscos de tempestades. A precipitação foi registrada em diferentes regiões da cidade, incluindo o Centro e o Jardim dos Estados, e pode se intensificar nas próximas horas. A Capital está entre os 39 municípios de Mato Grosso do Sul com previsão de grande acumulado de chuva — entre 50 e 100 milímetros até o fim do dia — o que aumenta a possibilidade de alagamentos.

Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a instabilidade climática afeta todo o Estado. Na região sul, o volume de chuva já impressiona: Ivinhema registrou 84 milímetros nas últimas seis horas. No mesmo período, Bela Vista acumulou 51 milímetros, Dourados 52 milímetros, Ponta Porã 36 milímetros, Mundo Novo 32 milímetros e Maracaju 12 milímetros.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o cenário é resultado do intenso transporte de calor e umidade em baixos níveis da atmosfera, aliado à aproximação de uma frente fria no oceano e ao deslocamento de áreas de baixa pressão, fatores que favorecem a formação de fortes instabilidades sobre Mato Grosso do Sul.

No último fim de semana, Campo Grande já havia sentido os efeitos do mau tempo. O temporal de domingo derrubou árvores e postes, deixando bairros sem energia elétrica. Em 24 horas, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 50 ocorrências relacionadas ao vendaval e à chuva. A defesa civil recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas de risco.

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

Leia mais

Frente fria e alta umidade devem provocar temporais em MS nesta quarta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *