Exposição Itinerâncias chega a Nova Andradina com exposições artísticas

Foto: Thalia Zortéa/Divulgação
Foto: Thalia Zortéa/Divulgação

Durante a primeira semana de novembro, Nova Andradina recebe a exposição Itinerâncias, composta por obras de artistas sul-mato-grossenses. A mostra será exibida inicialmente no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa, de 3 a 5 de novembro, com abertura na segunda-feira (3), às 10h, e em seguida no Câmpus da UFMS (CPNA), nos dias 6 e 7, com visitação aberta das 18h às 23h. O acesso ao público é gratuito.

A exposição integra as celebrações dos 46 anos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e reúne pinturas e esculturas originais de autores consagrados do estado, incluindo Adilson Schieffer, Brum Bucker, Darwin Longo de Oliveira, Humberto Espíndola, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Lelo Oliveira, Richard Perassi e Conceição Freitas. O projeto visa valorizar a produção artística local e aproximar o público da cultura regional.

A realização da exposição no Centro de Convenções ocorre em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e está integrada ao Festival de Arte e Cultura do IFMS (Festac). Rozana Valentim, diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, destaca a importância de ampliar o acesso da comunidade às obras. “Vemos em Nova Andradina um grande incentivo para que as pessoas vivenciem a arte”, afirma.

A coordenadora do Festac 2025, professora Silvana Colombelli Parra Sanches, ressalta o valor da iniciativa para os estudantes. “Será uma grande alegria trazer para nossos alunos obras de artistas sul-mato-grossenses. Para muitos, será a primeira experiência de contato direto com essas criações, ampliando a percepção cultural e artística”, declara.

O diretor do CPNA, Paulo Schotten, enfatiza a relevância da exposição para a formação integral dos estudantes. Segundo ele, além da educação técnica, a UFMS busca formar cidadãos conscientes, preocupados com a preservação e valorização da cultura local. “Trazer a exposição para a cidade reforça nosso papel no desenvolvimento da comunidade e na promoção de educação, pesquisa, extensão e inovação”, destaca.

A exposição Itinerâncias segue um percurso pelos câmpus da UFMS, já tendo passado pela Cidade Universitária e pelas unidades de Aquidauana, Coxim, Naviraí e Pantanal. Em Nova Andradina, a mostra oferece ao público a oportunidade de apreciar a diversidade artística do estado e participar das atividades do Festac, que inclui palestras, workshops e oficinas de pintura, desenho, escultura, crochê, macramê, teatro, canto e cultura andina, entre outras ações.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *