O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou nas redes sociais o encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, realizado neste domingo (26) na Malásia, durante a cúpula da ASEAN. O parlamentar ressaltou que “quando líderes escolhem conversar, a História agradece” e destacou que está “feliz em ver que o diálogo e a diplomacia voltam a ocupar o centro das relações entre Brasil e Estados Unidos”.
A reunião entre Lula e Trump durou cerca de 45 minutos e teve como foco a revogação do tarifaço dos EUA sobre exportações brasileiras e o fim das sanções a autoridades nacionais, incluindo a aplicação da Lei Magnitsky. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o Brasil solicitou a suspensão temporária das tarifas durante o período de negociação entre os dois países, medida que ainda será avaliada.
Após o encontro, Lula afirmou em reunião com empresários que a conversa com Trump representou um marco: “Conseguimos fazer uma reunião que parecia impossível”. Durante o diálogo, também foi aberta a possibilidade de Trump visitar o Brasil e de Lula viajar aos Estados Unidos em um futuro próximo, reforçando a perspectiva de fortalecimento das relações bilaterais.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Lula e Trump iniciam negociações para retirada de tarifas comerciais entre Brasil e EUA