Uma menina de 5 anos morreu em casa, no bairro Santa Emília, em Campo Grande, na tarde de quinta-feira (23), após ingerir Risperidona, medicamento antipsicótico usado no tratamento de distúrbios mentais, de humor e de comportamento. A Polícia Civil investiga se a morte tem relação com o uso do remédio.
De acordo com o boletim de ocorrência, a criança, identificada como Valentina, tinha má-formação cerebral, desnutrição grave e passava por acompanhamento médico para investigação de doenças genéticas. Por causa das condições de saúde, era totalmente dependente de cuidados e fazia uso contínuo de medicamentos.
A mãe relatou que, por volta do 12h, a menina foi medicada e estava aparentemente bem. Já por volta das 15h, a filha foi encontrada deitada na cama, já sem sinais vitais.
Uma vizinha, que é enfermeira, tentou reanimar a criança com massagem cardíaca, mas não teve sucesso. O Corpo de Bombeiros foi acionado e confirmou o óbito. Equipes da Polícia Militar, da perícia da Polícia Civil e da Depca (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) também estiveram no local.
Os peritos não encontraram sinais de violência no corpo da menina. A causa da morte será determinada após exame necroscópico e análise toxicológica, que devem apontar se houve relação entre a ingestão da Risperidona e o falecimento.
O caso foi registrado como morte por causa indeterminada e segue sob investigação da Depca.