Ressonância magnética que apura perda de movimento no braço de Cláudia foi marcada para o dia 23; alta hospitalar e exame do IMOL dependem do resultado
A família de Cláudia Batista da Silva, mãe do bebê que morreu durante o parto na Maternidade Cândido Mariano na última quinta-feira (16), em Campo Grande, denuncia que a paciente enfrenta demora na realização de um exame considerado essencial para as investigações. Internada na Santa Casa desde sábado (18), Cláudia aguarda uma ressonância magnética que, segundo os familiares, foi marcada apenas para o dia 23.
O exame deve apontar em que momento ocorreu a perda de movimento em um dos braços da paciente, identificada logo após o parto. A suspeita é de uma lesão neurológica, possivelmente associada ao esforço físico durante o procedimento. A conclusão desse exame é necessária para que ela receba alta hospitalar e, em seguida, seja submetida a uma nova avaliação no Imol (Instituto Médico e Odontológico Legal).
De acordo com a avó paterna do bebê, Miriam Souza da Silva, a demora pode comprometer a apuração dos fatos. “Ela foi transferida no sábado [para Santa Casa] e desde então tá aguardando. Hoje disseram que a ressonância vai ser feita só dia 23. Enquanto ela não sai, a gente não consegue fazer o velório do Ravi”, relatou.
Miriam afirma que teme o desaparecimento de provas que poderiam ajudar a esclarecer se houve violência obstétrica. “Quando ela sair da internação, vai ter que passar pelo médico do Imol. Mas, até lá, quanto tempo passou? As provas somem. Parece corporativismo, porque empurram o exame pra frente e a verdade fica cada vez mais distante”, disse.
O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), que apura a conduta da equipe médica durante o nascimento de Ravi. A equipe do Jornal O Estado entrou em contato com a Santa Casa para questionar os motivos do reagendamento da ressonância e se existe possibilidade de antecipação do exame. Em resposta à reportagem, o hospital disse que não houve qualquer atraso ou remarcação do exame mencionado, e ele está agendado para ser realizado ainda hoje.
/