Campo Grande recebe neste domingo evento que explora corpo expandido, hibridismo e experimentação artística com artistas de todo o Brasil
A partir do dia 19 de outubro, Campo Grande se tornará o centro das artes performáticas com a abertura da 5ª Mostra de Danças Contemporâneas, Cerrado Abierto. No centro da programação, o projeto “CORPOMEIOLÍNGUA” apresenta o recorte curatorial “Coisa Corpo Matéria”, com foco no hibridismo e na experimentação. A exposição e performances, que exploram o corpo expandido e suas interações com o espaço, questionam e reverberam a materialidade do corpo em ação, deixando vestígios e rastros do “fazimento” artístico. O evento acontecerá até 7 de novembro, na Plataforma Cultural, com a participação de artistas de todo o Brasil.
A programação da mostra tem início no dia 19 de outubro, às 19h, na Plataforma Cultural, com uma festa de abertura comandada pela DJ Carla Ferraz (RJ) e o desfile performático “Errar.Efeito”, com Gabriela Mancine e Luan Figueiró (MS). De 20 a 23 de outubro, o espaço recebe ativações e performances, duracionais e pontuais, sempre a partir das 15h, com a participação de artistas de diversas regiões do país: Ana Reis (GO/RJ), Carla Ferraz (RJ), Francisco Mallmann (PR), Gabriel Machado (PR/RJ), iahra (RJ), Miro Spinelli (PR), Princesa Ricardo Marinelli (PR), Rafa Bqueer (PA/RJ), Ricardo Nolasco (PR/RJ) e Tiyê Macau (MA/CE/SP). Os vestígios e reverberações dessas ações performáticas darão origem à
exposição final, que permanece em cartaz na Plataforma Cultural até o dia 7 de novembro.
Além das apresentações artísticas, o projeto oferece atividades formativas abertas ao público. No dia 22 de outubro, a mesa de debates “Coisa corpo matéria: corpo expandido, presença, ativação” reunirá curadores e artistas para discutir o conceito de corpo na arte contemporânea. Entre os dias 24 e 26, será realizada a mini residência “Práticas performativas em bando”, voltada para jovens artistas, e de 27 a 29 de outubro, a oficina “Conviver com”, para adolescentes. Estas atividades complementam a proposta de integrar e formar uma comunidade artística dinâmica e colaborativa durante a mostra.
Coisa Corpo Matéria
O conceito curatorial de “Coisa, Corpo, Matéria” busca criar um ambiente de troca entre diversas linguagens artísticas e performances que se relacionam com o solo pantanoso e as características do Cerrado. O corpo, como uma matéria que se modifica, se entrelaça com o terreno alagadiço da região, criando um espaço único onde a ação performática gera não apenas um movimento efêmero, mas também resíduos, marcas e impressões de uma jornada contínua de transformação.
Serão dez obras expostas, cada uma acompanhada de performances duracionais e pontuais que ativam a reflexão sobre os rastros deixados pela experiência corporal no espaço.
Para a reportagem do Jornal O Estado, Renata Leoni, uma das curadoras e produtoras da Arado Cultural, realizadora da Mostra Cerrado Abierto, ressaltou como o projeto “Coisa Corpo Matéria” se integra de forma orgânica à proposta curatorial da mostra. Segundo ela, ao explorar o corpo como território expandido, o projeto propõe uma metáfora potente para refletir sobre questões locais.
“O projeto dialoga plenamente com a Cerrado Abierto porque ambos partem da urgência de desestabilizar normativas da arte e da dança contemporânea.Essa curadoria nos permite pensar o corpo como um campo de fricção, um espaço onde as tensões regionais e fronteiriças de Mato Grosso do Sul podem ser sentidas, traduzidas e reinventadas artisticamente”, explica.
Ela completa dizendo que o enfoque em processos e reverberações conecta diretamente com os eixos da mostra.
“Território, criação artística e pedagogia são atravessados por essas práticas que se instalam no espaço e continuam reverberando mesmo após a ação performática.É uma dança que ultrapassa os limites do palco e se inscreve no espaço expositivo, fazendo da matéria parte do processo artístico.O projeto desafia a ideia de efemeridade ao propor que a dança deixe rastros, marcas materiais no espaço após a performance”.
Experimentação
Os desafios e oportunidades de integrar diferentes linguagens artísticas na programação do Cerrado Abierto, Renata explica que o maior obstáculo está na recepção do público. Ela também apontou desafios práticos, como a adaptação da infraestrutura para acolher múltiplas linguagens no mesmo espaço. Por outro lado, vê nesta proposta uma potente oportunidade de expansão.
“É um processo de mediação: muitas pessoas ainda esperam ver a dança em formatos convencionais, e é preciso criar caminhos para que se conectem com obras que cruzam performance, artes visuais e outras expressões. Essa abertura amplia o alcance da Mostra, atrai novos públicos e provoca a cena local a experimentar outras formas de criação”, afirma.
Reconhecida como a principal mostra de dança contemporânea de MS, a ´Cerrado Abierto – Mostra de danças contemporâneas´, realizada pela Arado Cultural, é norteada por três eixos: território, processos pedagógicos e criação artística. Uma mostra profissional de danças contemporâneas realizada em Campo Grande (MS) desde 2016, para promover processos e intercâmbios criativos, investir em práticas culturais formativas e gerar conhecimento sobre as artes.
Intercâmbio Cultural
Sobre a seleção de artistas para o “Coisa Corpo Matéria”, a curadoria ficou a cargo da Selvática Ações Artísticas, coletivo de Curitiba reconhecido por seu caráter indisciplinar, transgressor e por trabalhar com temas sociais e LGBTQIA+ através da performance e do hibridismo. Segundo ela, reunir artistas das cinco regiões do país permite que o conceito de “corpo expandido” em Campo Grande se confronte e dialogue com diferentes vivências territoriais e estéticas, ampliando o alcance da proposta curatorial.
“O recorte nacional proposto pelo coletivo foi fundamental para garantir a diversidade de perspectivas na Mostra. Essa diversidade enriquece o olhar sobre o corpo e a performance, conectando o local ao que está sendo pensado e criado em outras partes do Brasil”, afirma.
Renata finaliza destacando duas tendências principais: a exploração do território, que leva o corpo a espaços não convencionais para discutir questões sociopolíticas, e a busca por superar a efemeridade da dança, incorporando elementos como matéria e instalação para deixar vestígios e prolongar a experiência no espaço. “A dança contemporânea hoje é cada vez mais híbrida e performativa, rompendo com métodos tradicionais”.
Esta edição da mostra Cerrado Abierto contará com uma segunda etapa, de 13 a 16 de novembro, com nova programação e artistas. Para cada atração há uma classificação indicativa que pode ser conferida nos materiais de divulgação no site oficial do evento www.cerradoabierto.com.br e no Instagram @aradocultural.
Serviço – a primeira etapa da 5º edição do ´Cerrado Abierto – Mostra de danças contemporâneas´, acontece de 19 de outubro a 07 de novembro, com o projeto Coisa Corpo Matéria, da Selvática Ações Artísticas. Mais informações pelo site www.cerradoabierto.com.br, telefone (67) 98115-6071 e Instagram @aradocultural.