Curso da Faculdade Insted aborda impactos da reforma tributária

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aulas terão início na segunda-feira e serão coordenadas pelo desembargador Ary Raghiant Neto

A menos de três meses da chegada de 2026, o Brasil se prepara para enfrentar uma das maiores transformações no sistema fiscal das últimas décadas. Para ajudar profissionais e a sociedade a entender as mudanças que vêm por aí, a Faculdade Insted promove, a partir do dia 20 de outubro, o curso “Entendendo a Reforma Tributária”, com aulas presenciais e on-line, por meio da plataforma Zoom. As inscrições já estão abertas. Clique aqui para garantir a sua vaga.

Com carga horária de 12 horas, o curso é voltado a gestores públicos e privados, empresários, advogados, contadores e todos que desejam compreender os efeitos da reforma. A iniciativa é coordenada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) e especialista em Direito Tributário, Ary Raghiant Neto, e tem como objetivo oferecer uma visão aprofundada da nova legislação, que começará a valer já no início do próximo ano.

“Vamos abordar os principais pontos da Emenda Constitucional 132/23, a Lei Complementar 214/25 e o Projeto de Lei 108, ainda em tramitação. Será uma verdadeira imersão nas transformações do sistema tributário brasileiro”, explica Raghiant.

Complexidade e transição

Segundo o coordenador das pós-graduações jurídicas da Faculdade Insted, Alexandre Raslan, o curso foi pensado para além da teoria: a proposta é fornecer ferramentas práticas para que os participantes saibam como se adaptar e identificar riscos e oportunidades no novo cenário.

“Ao contrário do que muitos imaginam, essa reforma traz complexidade e exige um período de transição significativo. Nosso objetivo é preparar os profissionais para lidar com esse novo contexto, tanto no setor público quanto no privado”, destaca Raslan.

Temas a serem abordados no curso “Entendendo a Reforma Tributária”:

· A Reforma Tributária – Aspectos Gerais

· O Comitê Gestor e o seu Papel no Novo Modelo Tributário

· Entendendo o IBS/CBS – Principais Mudanças, Vigência, Convivência entre os dois Regimes (transição).

· Métodos de pagamento do IBS e da CBS (split payment), apuração, créditos acumulados, cashback e Simples Nacional

· O Imposto Seletivo – Implicações e Aplicações

· Regimes Específicos, Diferenciados ou Favorecidos de Tributação e Regras de não cumulatividade e creditamento.

· A Reforma Tributária e o Impacto no Agronegócios

· A Competência e o Contencioso Administrativo/Judicial do IBS e CBS – problema não resolvido!

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *