Símbolo do Centro de Campo Grande, o monumento será restaurado até dezembro como parte das ações de valorização do patrimônio urbano e turístico
Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (15), a prefeita Adriane Lopes anunciou uma nova parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e a Águas Guariroba para a revitalização do chafariz histórico da Praça Ary Coelho, um dos principais cartões-postais da cidade. O projeto deve ser concluído até dezembro e integra o conjunto de ações voltadas à recuperação de espaços públicos e monumentos simbólicos da capital.
“Estamos trabalhando para a recuperação dos pontos mais importantes da cidade. O chafariz da Praça Ary Coelho é um monumento histórico, faz parte dos pontos turísticos da capital. Buscando a parceria com a Águas, o diretor-presidente da concessionário acordou conosco e vai trazer a revitalização do chafariz para que a gente possa recuperar aquele espaço que é tão importante e histórico para Campo Grande”, afirmou Adriane Lopes.
A parceria com a concessionária Águas Guariroba prevê a restauração completa da fonte luminosa, com modernização da estrutura hidráulica e elétrica, limpeza e recuperação estética do monumento, além da revitalização paisagística do entorno.
“São os presentes de Natal para a cidade. Até dezembro a gente está com o chafariz entregue. Isso mostra o trabalho humanizado, que não pensa só no canteiro de obras, na rede de esgoto ou de água, mas também na valorização da história e na recuperação dos nossos espaços públicos”, completou o diretor-presidente da Águas Guariroba e da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim.
Símbolo da cidade
Localizada no coração da capital, na confluência das ruas 14 de Julho, Afonso Pena, 13 de Maio e 15 de Novembro, a Praça Ary Coelho é um dos espaços públicos mais tradicionais de Campo Grande – MS. Com cerca de 10 mil metros quadrados, o local tem acompanhado as transformações urbanas, políticas e culturais da cidade desde o início do século XX.
Antes de se tornar ponto de encontro de moradores e turistas, o terreno abrigava um cemitério, por volta de 1905. Entre 1905 e 1909, com o planejamento urbano da então vila de Campo Grande, o espaço começou a ser estruturado como praça.
Durante as décadas de 1920 e 1930, recebeu gradis e passou a ser palco de apresentações de orquestras e eventos sociais, tornando-se o principal ponto de convivência da população. Com o passar dos anos, porém, também enfrentou períodos de abandono.
Em 1977, quando Campo Grande foi oficializada como capital de Mato Grosso do Sul, a praça estava praticamente sem uso. A partir da abertura política em 1985, voltou a receber atenção do poder público e passou por reformas e melhorias. A transformação mais ampla ocorreu entre 2012 e 2013, quando foi totalmente revitalizada e reurbanizada, recuperando seu papel como um dos principais marcos do centro histórico da cidade.
Entre os elementos que mais marcam a memória dos campo-grandenses está o chafariz da Praça Ary Coelho, considerado um dos monumentos mais emblemáticos da capital. Sua origem remonta a 1957, quando o então prefeito Marcílio de Oliveira determinou a demolição do coreto original — construído em 1922 pelo engenheiro Camilo Boni — para dar lugar à fonte luminosa projetada pelo engenheiro Anees Salim Saad.
A substituição causou polêmica na época, já que o coreto era parte da tradição e da memória afetiva dos moradores. Mesmo assim, o novo chafariz rapidamente conquistou espaço na rotina da cidade, tornando-se um ponto turístico e de lazer.
Nos anos seguintes, o monumento passou por diferentes fases de conservação e abandono. Em 2011, durante nova revitalização da praça, o coreto foi reconstruído, desta vez mais próximo da Rua 15 de Novembro, resgatando parte da configuração original do espaço. Já o chafariz recebeu reforma em agosto de 2018, no aniversário de 119 anos de Campo Grande, com melhorias estruturais e de iluminação.
Patrimônio afetivo
Mais do que um elemento arquitetônico, o chafariz é considerado um símbolo da memória urbana de Campo Grande. Ao longo de décadas, o monumento acompanhou o crescimento da cidade e serviu de cenário para encontros, celebrações e manifestações culturais.
Com a revitalização anunciada, a Prefeitura e a Águas Guariroba pretendem devolver ao espaço o brilho e a vitalidade que marcaram diferentes gerações.
“A Praça Ary Coelho é o coração de Campo Grande. Cada revitalização ali é uma forma de reafirmar nossa identidade e preservar a história da capital para as próximas gerações”, reforçou Adriane Lopes durante a coletiva.
Fala povo
A expectativa é que o novo chafariz seja inaugurado antes do Natal, como parte das celebrações de fim de ano no centro da cidade, integrando o projeto de revalorização do patrimônio histórico e turístico de Campo Grande.
Valdir Pissurio, 27 anos
Qualquer melhoria para a população é ótima, independente do que for. Acho que seria bacana a reforma, sim. Eu acho que essa estrutura é um modelo meio antigo, talvez algo mais moderno seria mais legal e interessante
Alex Carlos de Souza, 48 anos
Seria legal fazer igual aquele que tem em Coxim, ou como se fosse uma cachoeira, que a água vai descendo, ia ser diferente e bem legal, seria uma ideia bacana para fazer aqui. Essa já é antiga, está velha, descascando, então tem que ser algo novo.
Marcia Ferreira, 53 anos
Acho que deve manter a estrutura, organizar, pintar, revitalizar mesmo. Eu acho bonito o chafariz aqui e seria bom manter essa que faz anos que está aqui no centro da cidade.
Benedita da Conceição, 58 anos
A estrutura está ótima, só revitalizar mesmo. Eu moro aqui desde 1981, e faz tempo que essa estrutura resiste, está na hora de arrumar mesmo, ficaria ainda mais bonito esse local.
Por Inez Nazira e Suelen Morales