Judoca de Campo Grande voltou às competições após lesão e perda do pai
A campo-grandense Alexia Nascimento terminou em quinto lugar no Grand Prix de Lima, disputado no último fim de semana, em Lima, no Peru. A atleta de 23 anos, que representa o Clube Pinheiros, de São Paulo, compete na categoria até 48kg.
Na estreia, venceu a equatoriana Laura Vasquez por um yuko, pontuação equivalente a um terço de ponto. Nas quartas de final, superou a portuguesa Catarina Costa com um ippon, e garantiu vaga na semifinal. A adversária ainda recebeu um cartão vermelho por penalidade.
Na fase seguinte, Alexia enfrentou a francesa Gilly Coralie e foi derrotada por dois yukos, que somados equivalem a um wazari. A derrota a levou à disputa do bronze. Na luta que valia o pódio, a brasileira perdeu para a israelense Tamar Malca, também por yuko, e encerrou a participação na quinta colocação geral.
Nas redes sociais, a judoca agradeceu o retorno aos tatames. “Não era esse o resultado desejado, porém, gratidão por estar de volta ao cenário internacional e pela oportunidade concedida (…) cabeça erguida e vamos para as próximas “, publicou.
Ouro no Pan-Americano de 2019 pela categoria cadete, bicampeã na categoria júnior em 2021 e 2022, e campeã pan-americana em 2023, além de quinta colocada no Mundial de 2022, Alexia retomou a carreira em julho deste ano, após um ano e quatro meses afastada dos tatames por uma lesão.
Em maio, a judoca enfrentou ainda a morte do pai e técnico, sensei Alessandro Nascimento, responsável por sua formação no Dojô Judô Futuro, em Campo Grande. A volta, segundo ela, tem sido de descoberta da própria força, e uma homenagem à trajetória com o pai.
O torneio reuniu, ao todo, 28 atletas brasileiros, sendo 14 homens e 14 mulheres, entre eles nomes como Rafaela Silva, Willian Lima e Daniel Cargnin. O Brasil conquistou quatro ouros, com Cargnin, Jéssica Pereira (-52kg), Rafael Macedo (-90kg) e Giovani Ferreira (-100kg_, quatro pratas, três bronzes e sete quintos lugares, incluindo o de Alexia e o de Rafaela Silva.
Por Mellissa Ramos
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram