Vereadores aprovam Programa Banco Vermelho que reforça o combate à violência contra a mulher

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os vereadores de Campo Grande aprovaram, em regime de urgência, nesta terça-feira (14), a criação do Programa Banco Vermelho no município. A iniciativa tem como objetivo promover campanhas permanentes de conscientização e prevenção à violência contra a mulher e ao feminicídio.

Com a nova lei, espaços públicos poderão receber bancos pintados de vermelho, que funcionarão como símbolos de reflexão e alerta para o enfrentamento à violência de gênero. Cada banco deverá conter informações sobre canais oficiais de denúncia e os direitos das mulheres no acesso à rede de proteção e atendimento.

Além das orientações, os bancos também poderão exibir mensagens de sensibilização, reforçando a importância da mobilização social no combate à violência.

O projeto é de autoria da vereadora Luiza Ribeiro (PT) e conta com a assinatura dos vereadores Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), Ronilço Guerreiro (Podemos), Jean Ferreira (PT) e Landmark (PT).

Nesta semana, um Banco Vermelho foi instalado na entrada da Câmara Municipal, em parceria com a Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/MS) e com a Procuradoria Especial da Mulher “Jornalista Vanessa Ricarte”, da Casa de Leis.

O movimento Banco Vermelho é uma iniciativa internacional que chegou ao Brasil por meio das brasileiras Andrea Rodrigues e Paula Limongi, fundadoras do IBV  (Instituto Banco Vermelho), criado após ambas perderem amigas vítimas de feminicídio.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *