MS Pantanal reafirma protagonismo na transformação socioambiental, unindo saneamento, clima e desenvolvimento sustentável
A Ambiental MS Pantanal marcou presença no ‘7º Seminário Nacional do ProfÁgua’ – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, realizado entre 8 e 10 de outubro, na sede da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), em Brasília.
O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos, técnicos e representantes do setor privado para debater os avanços e desafios da gestão dos recursos hídricos e o saneamento no Brasil.
A participação da MS Pantanal destacou-se por uma ação integrada de comunicação e sustentabilidade, que incluiu a entrega de copos ecológicos personalizados aos participantes durante o credenciamento, incentivando o consumo consciente e reforçando o compromisso da empresa com práticas alinhadas à agenda de carbono neutro.

Os materiais continham QR Codes que direcionavam ao portal “Saneamento Salva”, iniciativa da Aegea Saneamento que democratiza informações sobre saneamento básico e saúde pública no Brasil.
Painel estratégico e integração com o SINGREH
No dia 10 de outubro, o diretor executivo da MS Pantanal, Clayton Marcos Pereira Bezerra, participou como palestrante no painel “Fortalecimento do ProfÁgua e sua relação com o SINGREH (Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos)”, ao lado de representantes nacionais de destaque no setor.
O debate abordou caminhos para fortalecer a integração entre pesquisa acadêmica, regulação pública e a atuação de empresas concessionárias, com foco em inovação, governança e sustentabilidade.
“Participar de um evento dessa relevância reafirma nosso compromisso em integrar inovação tecnológica, governança ambiental e responsabilidade socioambiental na gestão dos recursos hídricos e saneamento. A cooperação com a UEMS e com a rede ProfÁgua é estratégica para avançarmos em soluções concretas para o saneamento no Mato Grosso do Sul e no país”, destacou Clayton Bezerra, diretor executivo da MS Pantanal, durante sua fala no painel.
Sustentabilidade e cooperação institucional
A presença institucional da MS Pantanal também reforçou o termo de cooperação firmado com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), parceira na implementação do Programa Carbono Zero de Mato Grosso do Sul. A ação prevê a compensação da pegada de carbono dos participantes do seminário com o plantio de mudas nativas do Cerrado e do Pantanal, executado no Viveiro Isaac de Oliveira (Aquidauana/MS), com monitoramento digital das áreas restauradas.
Com mais de 250 apresentações e painéis temáticos, o 7º Seminário ProfÁgua consolidou-se como um espaço estratégico de integração entre ciência, gestão pública e setor privado.