Frente fria avança e provoca chuvas intensas em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira

Foto: Laureano Secundo
Foto: Laureano Secundo

A semana começou com tempo instável em todo Mato Grosso do Sul. O avanço de uma frente fria, associado a um ciclone extratropical e ao transporte de ar quente e úmido, deve provocar chuvas intensas e tempestades isoladas em grande parte do Estado nesta segunda-feira (13), conforme alerta do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

O órgão prevê pancadas de chuva acompanhadas de raios, rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. Os acumulados de chuva podem superar 30 milímetros em apenas 24 horas.

Em Campo Grande, a segunda-feira amanheceu com chuva leve e céu encoberto. A máxima prevista é de 25°C, com ventos fortes e volume de chuva estimado em 18,5 milímetros ao longo do dia.

Nas últimas horas, também houve registro de precipitação em Mundo Novo, Ivinhema, Bela Vista, Ponta Porã, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Dourados.

Mesmo com o avanço da frente fria, as temperaturas seguem elevadas em parte do Estado, especialmente no Pantanal, onde Corumbá pode atingir 33°C, Porto Murtinho, 31°C, e Aquidauana, 29°C. No norte, Coxim e Camapuã terão máxima de 29°C, com mínimas entre 18°C e 22°C.

No sul, o resfriamento já começa a ser sentido: Dourados deve registrar máxima de 25°C, Iguatemi, 26°C, e Ponta Porã, 24°C — cidade que também deve registrar a menor temperatura do Estado, com mínima de 17°C.

No leste, Três Lagoas pode chegar a 25°C e Paranaíba, a 28°C. Já no Pantanal, áreas isoladas podem alcançar 37°C, mesmo sob influência da massa de ar frio que avança pelo Estado.

O Cemtec reforça a importância de redobrar a atenção durante as tempestades, especialmente em locais com risco de queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *