Andrea Bisker inspira profissionais em evento da Greenplac e reforça protagonismo criativo de Campo Grande

Andrea Bisker - Foto: divulgação
Andrea Bisker - Foto: divulgação

A noite da última quinta-feira (9) foi de inspiração e novos olhares para arquitetos, designers de interiores e profissionais do setor, que participaram do evento “Insights para o Futuro”, promovido pela Greenplac, uma das principais fabricantes de MDF (Medium Density Fiberboard, que em português significa “Chapa de Fibra de Madeira de Média Densidade”) do país. Realizado no espaço Le Jour, em Campo Grande, o encontro contou com a presença da publicitária e futurista Andrea Bisker, referência internacional em tendências de consumo, design e comportamento.

Mestre em Ciências do Consumidor, com passagem pela consultoria global WGSN, Andrea é fundadora da Spark:off e co-CEO do Clube Aladas. Reconhecida como uma alquimista social, ela dedica sua carreira a estudar sinais e transformações culturais, sociais e econômicas que ajudam a prever o futuro do consumo e do design.

Em entrevista ao jornal O Estado, Andrea falou sobre o papel do design na construção de um futuro mais humano, sustentável e conectado.

“Hoje, temos casas que abrigam várias gerações, filhos, pais e avós, por exemplo, e outras em que as pessoas vivem sozinhas. É preciso pensar nos espaços como conectores, lugares que promovam convivência e acolhimento. A sustentabilidade e a tecnologia também precisam caminhar juntas, pois fazem parte do ‘morar vivo’, esse conceito de casa em constante transformação”, destacou.

Profissionais do setor assistiram a palestra e conheceram as novidades apresentadas durante o evento – Foto: Juliana Aguiar

 O impacto do modelo híbrido e os novos espaços de trabalho

Um dos temas centrais da palestra foi a transformação do ambiente de trabalho e a consolidação do modelo híbrido — uma tendência que, segundo Andrea, veio para ficar.

“O modelo híbrido é um grande desafio para as empresas, mas também uma oportunidade. Ele mudou completamente o layout dos escritórios, que agora precisam ser mais flexíveis, abertos e voltados para a convivência. As pessoas vão ao trabalho em busca de troca, então os espaços precisam estimular a interação e o bem-estar”, explicou.

A especialista também ressaltou que a saúde mental passou a ser um ponto essencial nos projetos corporativos.

“Hoje, os arquitetos precisam pensar em ambientes que promovam qualidade de vida. A biofilia — o uso de elementos naturais, como luz, plantas e materiais orgânicos — tem sido uma aliada nesse sentido. Além disso, há uma preocupação crescente com acessibilidade, inclusão e sustentabilidade em cada detalhe do projeto”, afirmou.

Design brasileiro como referência global

Ao falar sobre o papel do Brasil no cenário internacional, Andrea se mostrou otimista:

“O Brasil tem um potencial enorme. Somos referência em criatividade e inovação, e temos uma relação muito especial com a natureza. Podemos inspirar o mundo com o nosso olhar sustentável, aproveitando nossos recursos naturais e valorizando o design que conecta pessoas e meio ambiente”, disse.

Ela citou o arquiteto chinês Kongjian Yu, que morreu recentemente em um acidente no Pantanal, como exemplo de como o país pode servir de inspiração para o futuro da arquitetura.

“Ele via no Brasil, especialmente no Pantanal, um modelo de inteligência natural que pode orientar o desenvolvimento de cidades mais harmônicas e sustentáveis. Temos muito a aprender com o que já é nosso”, completou.

O design como ferramenta de bem-estar

Questionada sobre o novo modo de viver, mais digital e flexível, e sua influência na busca por espaços que priorizam o bem-estar, Andrea destacou que essa é uma tendência crescente.

“As pessoas estão buscando conforto e conexão. O bem-estar virou prioridade, não só pela estética, mas pela necessidade emocional. Vivemos uma crise de saúde mental global, e o design pode ser uma ferramenta de cura. Desde o uso de luz natural até as texturas dos materiais, tudo influencia como nos sentimos nos espaços”, afirmou.

Foto: Juliana Aguiar

Campo Grande acolhedora e inspiradora

Em sua primeira visita a Capital de Mato Grosso do Sul, Andrea se disse encantada com o público e a recepção.

“É sempre muito especial estar em lugares que valorizam o conteúdo e o aprendizado. Campo Grande tem uma energia acolhedora e um público curioso, aberto a novas ideias. Eu me sinto privilegiada por estar aqui e poder trocar com esses profissionais”, declarou.

A futurista encerrou sua fala com uma mensagem inspiradora aos arquitetos e designers presentes.

“O arquiteto e o designer precisam se enxergar como alquimistas sociais. Estamos em um mundo polarizado, onde a solidão é uma das grandes doenças da humanidade. Os profissionais do design têm o poder de criar espaços de conexão — e isso é algo transformador.”

O arquiteto e urbanista Renato Goes, destacou a importância das reflexões apresentadas por Andrea Bisker para o desenvolvimento do setor em Mato Grosso do Sul.

“A abordagem de Andrea Bisker sobre o futuro do morar e as transformações no design e na arquitetura é extremamente relevante para os profissionais da área. Suas reflexões sobre comportamento, consumo e sustentabilidade ampliam o olhar de quem atua na criação de espaços que respondam às novas formas de viver e trabalhar. Eventos como este representam um importante movimento de aproximação e qualificação dos profissionais de arquitetura e design, fortalecendo também a relação com fornecedores e parceiros do setor. Essa troca é essencial para que todos estejam cada vez mais alinhados em torno de práticas inovadoras e responsáveis. Em Campo Grande, iniciativas dessa natureza têm ocorrido de forma contínua, e é notável perceber o crescimento em relevância e maturidade desses encontros, especialmente quando recebem palestrantes de renome nacional e internacional, como Andrea Bisker. Esse cenário demonstra uma percepção cada vez maior de que Campo Grande vem consolidando um mercado criativo mais atento às tendências globais e preparado para projetar o futuro com identidade própria”, avaliou.

Foto: reprodução

Greenplac reforça compromisso com inovação e sustentabilidade

Para a gerente de Marketing e Produto da Greenplac, Laís Carelo, o evento foi uma oportunidade de fortalecer o relacionamento da marca com os profissionais de arquitetura e design.

“A Greenplac é uma indústria jovem, com sete anos de atuação, e desde o início investe em um diálogo constante com o mercado. Hoje, temos 18 mil hectares de florestas próprias, todas certificadas, e um trabalho muito forte de especificação com os arquitetos. Esse encontro foi pensado para quem já conhece nossa marca e quer ir além, refletindo sobre o futuro do design e do consumo”, destacou.

Segundo Laís, a adesão superou as expectativas.

“Os profissionais chegaram cedo, participando com muito interesse. Nosso objetivo é que saiam daqui inspirados e com novas ideias para aplicar nos projetos. Queremos que esse seja o primeiro de muitos encontros, e que possamos voltar em breve trazendo novas tendências e conteúdos sobre o futuro”, afirmou.

Instalada no município de Água Clara (MS), localizado a 192 quilômetros de Campo Grande, a Greenplac faz parte do grupo Copar Brasil S.A, que atua há mais de 60 anos em diferentes segmentos, como agronegócio, construção e alimentos. A empresa se orgulha de ter formado mão de obra local e consolidado sua marca no competitivo mercado de MDF.

“Nosso maior desafio foi capacitar profissionais da própria região, e hoje isso é um motivo de muito orgulho. Queremos continuar crescendo com responsabilidade, inovação e proximidade com os arquitetos e designers que ajudam a transformar ideias em realidade”, completou Laís.

O evento em Campo Grande faz parte de um ciclo de encontros que a Greenplac realiza em diversas regiões do Brasil, com o objetivo de estreitar laços com o público especializado e impulsionar o design nacional com foco em inovação, sustentabilidade e propósito.

“Tivemos a oportunidade de compartilhar conteúdo relevante e reflexões sobre o futuro do consumo e da forma de viver. É isso que queremos levar para cada cidade onde estivermos”, concluiu Laís Carello.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *