Pesquisa mostra que mais de 214 mil pessoas trabalham de casa no Estado

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Trabalho remoto representa 16,7 dos ocupados em MS, tendência consolidada após a pandemia

Mais de 214 mil pessoas em Mato Grosso do Sul trabalham dentro da própria casa, o que representa 16,7% da população ocupada no Estado, indica o Censo divulgado nesta quinta-feira (09). O dado mostra como o trabalho remoto se firmou como uma forma significativa de ocupação, mesmo após o fim das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Segundo o levantamento do IBGE, 93,5% dos trabalhadores sul-mato-grossenses exercem suas atividades no mesmo município onde residem. Dentro desse grupo, a maior parte (76,8%) atua fora de casa, mas a parcela que trabalha no próprio domicílio chama atenção pela dimensão, o equivalente a um em cada seis trabalhadores do Estado.

Embora o home office seja mais comum em atividades ligadas ao setor de serviços e educação, o Censo não detalha os ramos de atuação.

Os dados também mostram o contraste entre quem precisa sair de casa para trabalhar: cerca de 1 milhão de pessoas em MS se deslocam ao menos três vezes por semana para o local de trabalho, sendo que 31% gastam de 15 a 30 minutos no trajeto.

Mesmo sem figurar entre os líderes nacionais em proporção de home office, Mato Grosso do Sul segue a tendência de diversificação das formas de trabalho observada em todo o país. 

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *