Criminosos enviam anexos em arquivo “.zip” que permitem acesso a dados pessoais e já tentaram atingir moradores da Capital
A Polícia Militar de Minas Gerais divulgou um alerta sobre um golpe que circula pelo WhatsApp, no qual criminosos enviam arquivos no formato “.zip”. Ao abrir o anexo, a vítima pode ter o celular ou computador invadido, permitindo o acesso dos golpistas a informações pessoais e até contas bancárias. Segundo as autoridades, os arquivos podem ser enviados tanto por contatos que já tiveram contas clonadas quanto por números desconhecidos.
Em Campo Grande, a moradora Cássia Juquer contou que já foi alvo dessa tentativa três vezes. Na primeira, recebeu a mensagem de um número com DDD 67 e chegou a pensar em abrir o arquivo, mas desistiu por desconfiar da situação. A segunda ocorreu por meio de um número de DDD 11. “Alguns dias depois fui alertada de que golpistas estão utilizando esse tipo de abordagem para induzir as pessoas a baixar arquivos. Ao fazer isso, eles conseguem acesso completo ao celular, inclusive aos dados bancários”, relatou.
Nesta sexta-feira (3), Cássia recebeu novamente a mesma mensagem, desta vez com o assunto “Boleto Pago”. Segundo ela, uma amiga também foi alvo da mesma abordagem.
Como agir após cair em um golpe
As orientações das autoridades são:
● Registrar boletim de ocorrência o quanto antes;
● Guardar todos os comprovantes de pagamento, prints, arquivos e links acessados;
● Entrar em contato com a instituição financeira usada para a transferência, solicitando o bloqueio ou rastreamento dos valores;
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram