A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e da CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses), dá continuidade à Campanha Anual de Vacinação contra a Raiva em cães e gatos. Nesta sexta-feira (3), as equipes de vacinação percorrem os bairros Santo Antônio, Nova Campo Grande e Jardim Panamá com visitas de casa em casa.
Nos imóveis onde não houver moradores no momento da passagem, será deixado um aviso com orientações e os horários de atendimento no CCZ. Nesses casos, os tutores poderão levar seus animais diretamente à sede do órgão para receber a imunização de forma gratuita.
A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra a raiva, doença que pode ser fatal tanto para animais quanto para seres humanos. Apenas em 2025, nove morcegos testaram positivo para o vírus em Campo Grande, reforçando a importância da campanha.
A médica veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, do CCZ, alerta para os riscos do contato de animais domésticos com morcegos encontrados em situações anormais.

Médica veterinária, do CCZ, Maria Aparecida Conche Cunha – Foto: divulgação
“Cães e gatos podem se aproximar de morcegos quando eles estão caídos, dentro de casas ou com dificuldade de voar. É nesse contato que está o perigo: o vírus da raiva pode ser transmitido e colocar em risco a vida do animal e de toda a família”, explicou.
A campanha seguirá até o início de 2026, contemplando todas as regiões da Capital. Como medida preventiva, a Sesau recomenda que a população não tenha contato direto com morcegos, mantendo crianças, idosos e animais domésticos afastados em casos de ocorrência.
O CCZ pode ser acionado pelos telefones (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794 (plantão). O atendimento presencial é realizado na sede do órgão, localizada na Avenida Senador Filinto Müller, nº 1.601 – Vila Ipiranga.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Agetran divulga interdições para o fim de semana em Campo Grande