Atividades destacam importância das abelhas nativas na polinização e na preservação ambiental
O Bioparque Pantanal preparou uma programação especial nesta sexta-feira (3) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para marcar o Dia Nacional da Abelha. A iniciativa busca sensibilizar o público sobre a relevância desses insetos para a manutenção da vida e o equilíbrio dos ecossistemas.
A agenda inclui exposição de caixas de criação de abelhas nativas, atividades lúdicas no Núcleo de Educação Ambiental (NEA), contação de histórias, entrega de folders explicativos e rodas de conversa sobre as diferenças entre espécies nativas e exóticas, além dos riscos que estas últimas representam para a biodiversidade.
Reconhecidas como polinizadoras essenciais, as abelhas garantem a reprodução de plantas, a preservação da biodiversidade e até a regulação climática. A proposta é incentivar a população a cultivar plantas que forneçam alimento para as espécies sem ferrão, fortalecendo a conservação ambiental.
Para a realização das ações, educadores ambientais do Bioparque receberam capacitação no meliponário do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, em atividade conduzida pela Agraer. O treinamento aprofundou conhecimentos sobre manejo das abelhas nativas e estratégias para sua proteção.
/
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram