Campo Grande está sendo palco do Pré-COP30 Oficial Bioma Pantanal nesta terça-feira (30), um dos encontros preparatórios para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), marcada para acontecer no mês de novembro em Belém (PA). Com o tema “Clima e Biodiversidade: o papel dos estados e municípios na COP30”, o evento está reunindo governadores, autoridades federais, organizações internacionais e pesquisadores.
No auditório da Faculdade Insted, o encontro discute como o Pantanal pode se tornar referência mundial em políticas de mitigação, adaptação e financiamento climático.
A abertura contou com a presença do governador do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande, além de Alex Marega, secretário-executivo de Meio Ambiente do Mato Grosso, e da diretora-executiva da COP30, Ana Toni. Também participam o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, representantes da ONU, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, da bancada federal, de prefeituras pantaneiras e de instituições de ensino.
Na parte da manhã, foi apresentado o painel “Mutirão Territorial: protagonismo subnacional na Agenda de Ação e na diplomacia climática e perspectivas pós-COP30”, com participação de governadores e da diretora-executiva da COP30, com moderação do ambientalista Fábio Feldman, do CBC.
No período da tarde também haverá mais discussões, com participação de pesquisadores da Embrapa Pantanal, representantes da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e autoridades estaduais, sob mediação da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O encontro será encerrado às 16h30, com a apresentação da versão final da Carta do Pantanal, que será entregue à Presidência da COP30 como contribuição dos estados e municípios pantaneiros à conferência global.