Manifestação acontece na Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul às 8h
Neste sábado (27), será realizada uma mobilização de profissionais de educação para reinvidicar o exugamento de direitos no edital do processo seletivo de contratação de professores temporários com atuação na Reme (Rede Municial de Educação de Campo Grande). O documento foi publicado na última quinta-feira (25) e gerou revolta dos profissionais pelas condições impostas.
O ato marcado para ser realizado na Fetems às 08h também visa uma nova Assembleia Deliberativa sobre o piso salarial da categoria. Confira o banner da mobilização:

Foto: Divulgação
Edital
Os educadores destacaram pontos cruciais no edital, entre eles, está a desconsideração de remuneração do salário de acordo com a formação acadêmica do professor, independente se tiver mestrado e doutorado, por exemplo. O edital de 2025 fixa a remuneração ao nível e classe PH2/A.
Outro ponto classificado como injusto foi aumento de exigências nba comprovação de títulos sem o correspondente aumento na pontuação. Os professores que podiam pontuar com cursos de extensão na área da educação a partir 40 horas agora precisam de no minímo 100 horas nos cursos.
Entre os critérios de impedimento para nova convocação, foi reduzido o período de afastamento do exercício do cargo de 30 para 15 dias. Caso um profesosr se afastar por licença médica ou pessoal por um período mais prolongado que isso pode ficar inelegível para ser chamado no semestre seguinte.
Leia Mais
Professores se manifestam contra rigorosidade de regras em edital de processo seletivo da Capital
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.