Doação de mudas pela MS Pantanal fortalece a preservação de nascentes na Serra da Bodoquena, em MS

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Iniciativa amplia ações de reflorestamento e destaca o papel do saneamento no combate às mudanças climáticas

Na última terça-feira (16), a MS Pantanal doou 1.300 mudas nativas ao Instituto das Águas da Serra de Bodoquena (IASB). A entrega, realizada no Viveiro Isaac de Oliveira, em Campo Grande, integra as ações de preservação ambiental e recuperação de nascentes na Serra da Bodoquena, região estratégica para o abastecimento hídrico de Mato Grosso do Sul. A iniciativa reforça o compromisso da concessionária com a sustentabilidade e a proteção do Pantanal Sul-mato-grossense.

O gerente de Meio Ambiente da MS Pantanal, Fernando Garayo, explica que o Viveiro Isaac de Oliveira mantém uma produção diversificada, com espécies como ipês, jatobás, araucárias e pau-brasil, fundamentais para a recomposição da vegetação nativa. Segundo ele, o viveiro tem papel estratégico no apoio a projetos de restauração ambiental em Campo Grande e no interior do estado.

“Nosso objetivo central é recuperar matas ciliares e garantir água para as futuras gerações. O viveiro tem capacidade de produzir 80 mil mudas por ano, abrangendo mais de 50 espécies nativas do Cerrado, o que fortalece a biodiversidade e contribui para a sustentabilidade hídrica de Mato Grosso do Sul”, destacou.

Para o IASB, mais de 32 espécies de mudas doadas serão destinadas a projetos estratégicos de conservação. O biólogo Fabrício Ceccotti ressalta que a doação chega em um momento decisivo para fortalecer ações já em andamento.

“Atualmente, conduzimos três projetos de plantio: dois voltados à restauração de áreas degradadas na bacia dos Rios Cênicos e um de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). Parte significativa dessas mudas será utilizada em parceria com a WWF-Brasil, que já possibilitou a restauração de 20 hectares na bacia do Rio Miranda e, neste ano, tem a meta de recuperar mais 25 hectares”, explicou.

Viveiro Isaac de Oliveira: plantando florestas, enfrentando mudanças climáticas

Fundado em 2011 pela Águas Guariroba, o Viveiro Isaac de Oliveira já produziu e doou mais de 640 mil mudas ao longo de 14 anos. Criado inicialmente para arborizar Campo Grande e amenizar o calor urbano, o espaço ampliou sua atuação em 2022, com a Parceria Público-Privada (PPP) entre a MS Pantanal e a Sanesul, tornando-se referência estadual em reflorestamento e conservação ambiental.

As mudas produzidas têm sido utilizadas em projetos de restauração ecológica, proteção de nascentes, recuperação de áreas degradadas, arborização urbana e preservação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) ao longo de diversos córregos do estado.

Estima-se que as ações do viveiro já tenham evitado a emissão de cerca de 128 mil toneladas de CO₂, reforçando o papel do reflorestamento no combate às mudanças climáticas. Essas ações fortalecem a qualidade ambiental e o equilíbrio climático, além de beneficiar ecossistemas estratégicos como o Pantanal.

Atualmente, o viveiro apoia iniciativas ambientais em diferentes regiões, incluindo doações ao Instituto Homem Pantaneiro, em Corumbá, e ao Rotary Club, reforçando sua contribuição para a preservação de ecossistemas importantes como o Pantanal do MS.

 

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *