Naviraí e Aquidauana também receberão shows do projeto
A partir das 19h30, o Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, recebe a estreia do projeto ‘Ju Souc Trio’, produzido e liderado pela artista Ju Souc, com Márcio de Jesus na percussão e Willian Ferreira no baixo. O show trará canções autorais e utiliza da música como ferramenta de combate à misoginia, promoção de visibilidade das mulheres e disseminação de reflexões sociais urgentes, de forma grutita e com classificação livre.
Amigo da artista e integrante do trio, o percussionista Márcio Alves ressalta a liderança artística de Ju Souc e o engajamento do trabalho. “O que me motivou foi o compromisso da Ju com a nossa música, com verdade, humildade e respeito. É um privilégio tocar sob a direção de uma artista que não se intimida diante de preconceitos, que valoriza cada nota como parte de algo maior”.
Já para Ju Souc, idealizadora e protagonista do projeto, a proposta é apresentar música sem fronteiras e com responsabilidade social. “Levar ao público a verdadeira história musical. Que a música não tem limites, que a arte não tem regras, o que existe sim é a responsabilidade social com o trabalho desenvolvido”, afirma a artista que adianta ao público seu propósito de “levar canções autorais que desmistificam paradigmas da música sul-mato-grossense. O show é leve e intenso ao mesmo tempo. Três pessoas, vários instrumentos no palco. Haverá piano, violão, guitarra, bateria e voz. De clássicos a composições inéditas. Será dividido em três partes, com uma participação especial surpresa no final”.
Em Naviraí, o show será no dia 2 de outubro, às 21h, no Campus UFMS; em Ponta Porã, a Praça Pedro Manvailler receberá o projeto no dia 3 de outubro, às 19h30, por meio do projeto Fronteira Criativa.
Já o município de Aquidauana, a data e local do show estão sendo definidos pela produção do projeto e, em breve, serão divulgados.
Vozes que ecoam
Segundo Rozana Valentim de Godoi, diretora de Popularização da Ciência na UFMS, receber o projeto no Teatro Glauce Rocha é também abrir espaço para reflexão social.
“Receber esse show no Teatro Glauce Rocha, dentro do Festival Mais Cultura, é promover muito mais do que música, é criar espaço de reflexão. Num estado em que ainda há tanta violência contra as mulheres, unir arte, palco acadêmico e música é provocar mudança. O público sai não só emocionado, mas refletindo sobre o papel da mulher na nossa sociedade”.
O projeto é realizado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do MinC (Ministério da Cultura) e Governo Federal, por meio de edital da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Setesc e Governo do Estado. Informações sobre o projeto pelo Instagram (@jusouc.music).
Por Carolina Rampi
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram