“Temos uma eleição importante em 2026, com interesses em comum”, diz Azambuja durante filiação ao PL

Foto; Nilson Figueiredo
Foto; Nilson Figueiredo

A manhã deste domingo (21), em Campo Grande, está sendo marcada pela filiação do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ao Partido Liberal (PL). O evento conta com a presença do presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, e do presidente estadual, Tenente Portela. O ato está ocorrendo no Ondara Palace.

Ao jornal O Estado, Azambuja falou sobre o momento de união dos partidos de direita. “É a união de um grupo, PL, PP, União Brasil, os partidos que têm uma sintonia de apoio ao governo do Riedel pra gente enfrentar um adversário comum. Nós temos uma eleição importante no ano que vem, que é a reeleição do Riedel, e a possibilidade do presidente Lula governar o País por mais quatro anos e nós não queremos isso. Por isso essa festa aqui hoje, para fortalecer a musculatura política, por um bem em comum”, disse ele.

A filiação de Azambuja encerra cerca de 30 anos de trajetória no PSDB, partido pelo qual venceu eleições e atualmente presidia o diretório estadual. Apesar da mudança, o ex-governador garantiu que não pretende “esvaziar” a legenda tucana, que segue como principal força política do Estado, com ampla representação em prefeituras e câmaras legislativas.

O atual governador do Estado, Eduardo Riedel (PP), falou sobre o momento de mudanças em MS. “Isso tudo é pensando no futuro do Estado. Este é um momento ímpar na história da política do Mato Grosso do Sul”, pontuou.

Riedel ainda falou que a parceria entre ambos continua. “Eu acho que aqui no Mato Grosso do Sul a gente está tendo essa sabedoria de reunir todos esses atores e protagonistas políticos em torno de uma agenda com muita proposta aberta para o desenvolvimento do nosso Estado e, consequentemente, do País. E a vinda do Reinaldo para o PL, sem dúvida nenhuma, soma muito a esse projeto. Vem coroar aí uma trajetória de ações que ele fez na vida pública dele, e agora fortalece o PL e os partidos dessa coalizão olhando 2026 em todos os seus cargos, desde as majoritárias até as proporcionais. A parceria continua 100%, eu acho que a força conquistada junto aos municípios, junto às bancadas do Reinaldo, eu agora no governo, é uma parceria que é por uma causa, por uma agenda, e que está mais fortalecida do que nunca”, finalizou ele.

O evento tem caráter festivo e marca também a entrada de lideranças políticas que acompanharão Azambuja na transição partidária. Além de reforçar a base do PL no Estado, a movimentação prepara a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro para as eleições de 2026 em Mato Grosso do Sul.

Lista de prefeitos que serão filiados

Prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico; de Maracaju, Marcos Calderan; Rio Negro, Henrique Ezoe; Itaquiraí, Thalles Tomazelli; de Ivinhema, Juliano Ferro; Bonito, Josmail Rodrigues (PSDB); Mundo Novo, Rosária de Fátima (PSDB); Jardim, Guga; Anastácio, Cido; Caracol, Neco Pagliosa; Novo Horizonte do Sul, Guga.

Também se filiarão: Alcinópolis, Weliton Guimarães; Fátima do Sul, Wagner Ponsiano; Jaraguari, Cláudio Ferreira; Paraíso, Ivan Xixi; Rochedo, Arino Jorge; Sete Quedas, Erlon Fernando; Tacuru, Rogério Torqueti; e Taquarussu, Clovis do Banco.

Com Carol Chaves

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *