A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) inicia nesta segunda-feira (22) mais uma edição do Festival Mais Cultura, que reúne atividades de dança, teatro, música, literatura, cinema e artes visuais. Este ano, além das ações na Cidade Universitária, o evento será estendido aos demais câmpus do Estado, oferecendo uma programação ampla e inclusiva.
O Teatro Glauce Rocha será o palco principal da abertura, marcada para 19h30, com entrada gratuita. Os interessados podem reservar ingressos pelo site do evento. Ao longo da semana, o festival contará ainda com oficinas, palestras, aulas abertas da Escola de Música e da Escola de Dança, workshops, exposições e concerto. O público poderá aproveitar atividades do Cineclube do curso de Audiovisual, acompanhar a gravação das canções finalistas do Festival Universitário da Canção (FUC), trilhas de observação de aves e a Feira Capivara, voltada para divulgação de trabalhos dos estudantes de Artes Visuais.
As ações ocorrerão em diferentes espaços culturais da universidade, como a Concha Acústica, os auditórios Prof. Luís Felipe de Oliveira, Marçal de Souza Tupã-Y e Arquiteto Jurandir S. Nogueira, e laboratórios de desenho, música e dança.
Expansão para os câmpus do interior
Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, o festival foi ampliado para os câmpus em 2025. “Teremos Palco Aberto 2.0, eixos temáticos que cruzam diversidade, acessibilidade, patrimônio e cultura digital, além de oficinas com certificação de extensão”, detalha. Ela reforça a importância da cultura na formação acadêmica e na vida da comunidade: “A arte amplia repertório, fortalece criatividade, empatia e pensamento crítico. Para a população, ativa economias criativas, valoriza memórias e ocupa o espaço público com encontro e conhecimento”.
Programação da semana
Segunda-feira (22) – Abertura às 19h30 com a Orquestra Indígena, regida pelo maestro Eduardo Martinelli, resgatando músicas brasileiras, pantaneiras e indígenas.
Terça-feira (23) – Às 9h, o projeto Música Erudita nas Escolas e Universidades leva música clássica a diferentes municípios do Estado. Às 19h30, o Ju Souc Trio, com Ju Souc, Márcio Aves e Willian Ferreira, apresenta canções autorais com temática de valorização da mulher.
Quarta-feira (24) – Evento Pôr do Sol na Rampa, das 16h30 às 20h, com cultura geek e urbana, feira de arte e artesanato, música, dança e desfile de cosplay, na Esplanada do Morenão.
Quinta-feira (25) – Às 17h, desfile de moda autoral em frente ao Teatro Glauce Rocha. Às 19h30, Mostra de Dança com participação dos projetos Som e Vida, Comercial Class, Cia Perspectiva e Pantanal em Dança.
Sexta-feira (26) – Durante a tarde, exposição de poesia do projeto de extensão Oficinas Letrarte, e às 19h30, o espetáculo Vozes da Ópera.
Sábado (27) – Destaque para o teatro, com apresentação da Cia Teatral Ato Histórico: a comédia grega Lisístrata: uma luta feminina pela paz, com apoio da Política Nacional Adir Blanc, Ministério da Cultura, Fundação de Cultura de MS e Prefeitura de Três Lagoas.
O Festival Mais Cultura 2025 reforça a missão da UFMS de promover arte e cultura de forma acessível, estimulando a participação da comunidade acadêmica e da população em geral.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram