O programa oferece um pilar de apoio não-financeiro com conteúdos e capacitações
Criado pela Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia em 2022, o programa Donas do Negócio tem transformado a realidade de empreendedoras ao oferecer mais que soluções financeiras, uma rede de capacitação, orientação e apoio para mulheres que estão à frente de seus próprios negócios. Hoje, já são mais de 4,5 mil participantes em diversas regiões, e o programa segue em expansão em Campo Grande.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com a IFC (International Finance Corporation), foi desenhada para apoiar a gestão de empresas lideradas por mulheres. Mais do que acesso a crédito e serviços, as associadas encontram um espaço voltado à formação e ao desenvolvimento, com atividades divididas em quatro eixos com informação, capacitação, conexão e inspiração.
Cada agência participante conta com uma gerente exclusiva para atendimento às empreendedoras, além de oferecer produtos personalizados, como máquina de cartões Smart, capital de giro com taxas e documentação facilitadas, seguro de vida e consórcio em condições especiais.
Para o diretor-executivo da cooperativa, Luís Guilherme Trindade, o objetivo do programa é proporcionar sustentabilidade e crescimento. “Não se trata apenas de uma iniciativa financeira, mas de um programa voltado à formação, à educação e ao crescimento das empreendedoras”, destaca.
Impacto na vida das associadas
O resultado do Donas do Negócio já pode ser visto na trajetória de empresárias como Flávia da Silva Candelario, dona da marca Farofa Na Jaca. Ela participou do programa e, após expandir sua empresa, migrou para uma nova etapa de apoio do Sicredi, o “Prontas para Voar”.
“O apoio do Donas veio em um momento muito importante para mim e minha empresa. A partir do programa comecei a ter mais atenção e um atendimento diferenciado. Hoje meu negócio está maior e em uma nova instalação. Participei de rodadas de negócios, aprendi mais nas palestras e tirei dúvidas importantes para o dia a dia da empresa. Estar dentro do programa fez com que eu visse mais possibilidades de crescimento, com mais indicações e visibilidade do meu produto”, relatou Flávia.
Gustavo Nascimento