O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul deve colocar em operação, nas próximas semanas, dez novas unidades de resgate e duas caminhonetes destinadas ao combate a incêndios em Campo Grande. Os veículos já estão na Capital e passam por ajustes técnicos antes de serem liberados para o atendimento.
As ambulâncias foram contratadas por meio de sistema de locação firmado pela Sejusp MS (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), no valor de R$ 3,6 milhões, com vigência até abril de 2027. São furgões adaptados como ambulâncias do tipo C, modelo que dispensa custos de manutenção para a corporação. A expectativa é reduzir o tempo de viaturas paradas e aumentar a agilidade no socorro.
As duas caminhonetes, por sua vez, foram adquiridas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Antes de irem a campo, receberão caracterização e adesivagem. As unidades de resgate que serão substituídas em Campo Grande devem ser redistribuídas para Dourados e Três Lagoas.
O cronograma de entrega será escalonado, com previsão de que até meados de outubro todas as viaturas estejam disponíveis.
O reforço faz parte de um programa mais amplo de renovação da frota das forças de segurança estaduais, anunciado durante a celebração dos 190 anos da Polícia Militar, no inicio do mês.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a meta é entregar aproximadamente 470 veículos para Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Perícia e sistema socioeducativo até 2026.
“São investimentos que somam mais de R$ 160 milhões, provenientes de recursos estaduais, federais, emendas parlamentares e do Fundo Nacional de Segurança Pública”, destacou o secretário.
Suelen Morales