Documento de sociedades médicas classifica índice como pré-hipertensão e busca prevenção precoce
Uma das medidas mais conhecidas entre os brasileiros quando o assunto é saúde agora passa a ter novo significado. A pressão arterial de 12 por 8, tradicionalmente considerada dentro da normalidade, será classificada como pré-hipertensão a partir da nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Nefrologia e Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Segundo o documento, o objetivo da mudança é identificar com antecedência pacientes que apresentam risco de desenvolver hipertensão e estimular ações preventivas, sobretudo aquelas que não envolvem o uso de medicamentos. A proposta é que medidas como mudanças na alimentação, prática de exercícios físicos e acompanhamento regular ganhem prioridade para evitar a evolução do quadro.
Com a atualização, apenas aferições abaixo de 12 por 8 passam a ser consideradas pressão normal. Os valores iguais ou superiores a 14 por 9 permanecem sendo enquadrados como hipertensão, em estágios que vão de 1 a 3, conforme avaliação clínica realizada em consultório.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia destacou, nas redes sociais, a importância da diretriz: “Atualização essencial para quem busca fazer medicina baseada em evidências e alinhada às recomendações mais recentes”, publicou a entidade.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram