Brasileiro chegou em segundo após prova marcada por recurs contra desclassificação do campeão olímpico Rai Benjamin
O paulista Alison dos Santos, o Piu, voltou ao pódio mundial nesta sexta-feira (19) ao conquistar a medalha de prata nos 400 metros com barreiras, no Campeonato Mundial de Atletismo disputado em Tóquio, no Japão. O brasileiro completou a prova em 46s84, ficando atrás apenas do norte-americano Rai Benjamin, que venceu com 46s52. O catariano Abderrahman Samba terminou em terceiro lugar.
A final teve momentos de tensão. Benjamin chegou a ser desclassificado por derrubar uma barreira de sua raia e deslocar a vizinha, o que poderia infringir a regra TR22.6.3 da World Athletics. Por alguns minutos, o ouro ficou nas mãos do brasileiro, mas a delegação dos Estados Unidos apresentou recurso e conseguiu reverter a punição.
Durante a corrida, Piu não largou bem e esbarrou na primeira barreira, mas se recuperou ao longo do percurso. Apesar de não alcançar o ouro, comemorou a conquista. “Claro, a gente queria o ouro, mas estou orgulhoso da trajetória, do resultado de hoje [sexta-feira]. Acho que é isso que importa. É estar ali, chegar na final, entregar 100%, e eu posso falar que me entreguei nessa prova, que eu me esforcei, que eu tinha todo mundo que fez parte dessa preparação comigo”, disse o atleta à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Campeão mundial em Eugene (EUA) em 2022, Alison ficou fora do pódio no ano seguinte, em Budapeste (Hungria), quando competiu após se recuperar de uma lesão no joelho. Naquela edição, o título foi para o norueguês Karsten Warholm, que desta vez terminou apenas em quinto lugar.
O Estádio Nacional de Tóquio guarda boas lembranças para o brasileiro. Foi lá que ele conquistou o bronze olímpico em 2021, em uma das finais mais rápidas da história da prova, vencida por Warholm, com Benjamin em segundo.
A prata de Piu foi a segunda medalha do Brasil no Mundial deste ano. A primeira veio com Caio Bonfim, que conquistou a prata na marcha atlética de 35 quilômetros e ainda volta a competir nos 20 quilômetros, distância olímpica.
/
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram