Com pagamentos facilitados como o Pix, a estimativa de lucro é de US$ 50 milhões
De hoje (19) até domingo (21) o comércio de Ponta Porã, no Brasil, e de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, promovem a 12ª edição Black Friday Fronteira. Segundo o vice-presidente da Acepp (Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã), Lucas Melo, a expectativa é de superar o sucesso dos anos anteriores, onde são aguardadas 40 mil turistas, com um faturamento em torno de US$ 50 milhões.
A parceria entre os dois países consolida o evento como um dos maiores do calendário binacional. Conforme cálculos da Acepp, cerca de 40 empresas brasileiras aderiram a esta edição. “Com a participação de lojistas brasileiros e paraguaios, a edição deste ano contará com descontos imperdíveis, música ao vivo, sorteios e diversas ações promocionais preparadas especialmente para o público”, destacou a Acepp.
A data, que já faz parte do calendário econômico das duas cidades, é também uma janela de oportunidades para atrair turistas e movimentar hotéis e restaurantes. Os visitantes brasileiros no lado paraguaio, representam a maior participação conforme destaca o vice-presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero, Khalil Mansour.
“A expectativa está alta, pois o movimento já vem ocorrendo bem antes da Black Friday, alguns clientes já estão ligando pedindo informações. Muitos clientes já aproveitam as promoções nas primeiras horas desta sexta-feira (19). Então, a festa já está preparada, só estamos esperando os convidados, que são nossos amigos clientes”, reforçou Mansour.
Campeões de venda
Pela terceira vez, o comerciante Daniel Guelsi participa da Black Friday na Fronteira. Em entrevista ao jornal O Estado, ele comentou que o evento aquece o mercado local e ainda listou alguns dos itens que mais vendem nesses dias de ofertas.
“Nosso carro chefe hoje são os iPhones, tanto novos como seminovos. Além deles teremos: iPad,MacBook, Apple Watch e uma variedade de aparelhos da marca Xiaomi”, detalhou Guelsi. Em 2024 sua loja obteve resultados positivos de vendas, ele ressaltou que a meta este ano é superar as vendas anteriores.
Segundo Guelsi, a data deste ano, “Nunca casou tão bem” devido a queda do dólar. “Creio que esse é o momento ideal para os clientes adquirirem seus produtos aproveitando os descontos e também a queda do dólar”, afirma o empresário.
Outra novidade neste ano, em sua loja é o parcelamento no cartão de crédito até 18x e pagamento via Pix. “Os turista tem um benefício a mais, que seria a isenção do IVA, onde eles podem aproveitar as ofertas sem pagar taxa de imposto no Paraguay”, lembra.
Referência na venda de produtos importados, o Shopping China estima a visita de 50 mil pessoas nos três dias, com um lucro de aproximadamente US$ 30 milhões. Segundo a assessora, Natália Ribas, os produtos mais procurados são eletrônicos e informática. “Mas todos os setores dos Shoppings estão com ótimas promoções”, reforça.
Por Suzi Jarde