Novo prédio: Deam II inicia os serviços cartorários e inauguração oficial será em 30 dias

Foto: Roberta Martins
Foto: Roberta Martins

Titular da Sejusp afirmou que ainda falta a entrega de móveis e espaço será entregue em 30 dias

O novo setor da DEAM (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher), localizada na Rua Abrão Júlio Rahe, que servirá para atender os procedimentos após o registro de ocorrência, já está em funcionamento com alguns servidores se dedicando a trabalhos internos. De acordo com a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), a previsão é para que o espaço seja entregue em 30 dias.

Em entrevista ao jornal O Estado, o titular da pasta, Antonio Carlos Videira, disse que a reforma para adequação do prédio alugado está a todo vapor, mas ainda resta a entrega de alguns móveis, o que deve acontecer dentro do prazo mencionado.

“Só está faltando a entrega dos móveis, que está previsto para 30 dias. Alguns servidores já estão trabalhando internamente com procedimentos da DEAM”, disse o secretário.

Essa nova unidade vai funcionar como um anexo à delegacia já existente na Casa da Mulher Brasileira, que permanecerá sendo o único local ao qual as vítimas devem recorrer para realizar denúncias, registrar as ocorrências e solicitar medidas protetivas. Neste outro espaço, que ainda será inaugurado, serão realizados apenas os trabalhos cartorários, como intimação e oitivas de testemunhas, entre outros procedimentos necessários para dar continuidade à apuração dos casos que chegam à Casa da Mulher Brasileira.

A transferência desta etapa de investigação para o novo prédio faz parte dos esforços que o Governo de MS vem fazendo para conter os índices de violência contra mulher e dar mais celeridade aos casos que precisam de resolução.

“Isso vai proporcionar um ambiente mais acolhedor, porque hoje a estrutura existente não atende mais à DEAM, porque lá ficou pequeno. Então, estamos trazendo os feitos cartorários para um outro espaço, o que melhora tanto para as pessoas que buscam os serviços como para os servidores que as atendem”, afirmou Videira.

O anúncio do novo espaço foi realizado em entrevista coletiva no dia 14 de agosto e, à época, a Sejusp afirmou que a adequação começaria a ser realizada em um prazo de 10 dias e ficaria pronta em até 90 dias, ou seja, apenas em novembro. Sendo assim, se o nova data divulgada pelo secretário se confirmar, o espaço será entregue com antecedência de um cerca de 1 mês.

Para Lupércio Degerone, Delegado-Geral da Polícia Civil, responsável direto pela gerência da Deam, a conquista desse novo espaço é um marco para dar mais celeridade aos processos necessários no combate à violência doméstica e ao feminicídio.

“Esperamos dar mais celeridade nos inquéritos, pois a Delegacia recebeu bastante reforço e não havia espaço para esse novo efetivo trabalhar”, afirmou.

Por Ana Clara Julião

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *