Ministro da Saúde obtém visto dos EUA e confirma presença em assembleia da Opas

Foto: Reprodução/SBT News
Foto: Reprodução/SBT News

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou nessa quinta-feira (18) que recebeu o visto norte-americano após semanas de espera. O documento é necessário para que ele participe de compromissos internacionais ligados à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

“Recebi o visto hoje, algo que é uma obrigação de um país que tem um acordo com organismo internacional da ONU e da Opas, que tem que garantir o acesso de uma autoridade que é convidada para esses eventos”, declarou o ministro a jornalistas.

Padilha afirmou que ainda avalia se acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia Geral da ONU, prevista para 22 a 24 de setembro, em Nova York. Segundo ele, a prioridade no momento é a votação no Congresso da medida provisória que cria o programa Agora Tem Especialistas, pautada para a próxima semana. “Essa sessão na Assembleia Geral da ONU acontece no dia 25, então, vou avaliar ao longo dos dias a programação para decidir se estarei presente ou não”, explicou.

Por outro lado, o ministro já confirmou presença na Assembleia Geral da Opas, que ocorre nos dias 29 e 30 de setembro, em Washington, D.C. “Aí já concluiu a votação no Congresso Nacional, então estou absolutamente decidido pela importância que tem a participação do ministro da Saúde do Brasil”, afirmou.

Vistos cancelados e tensão diplomática

O Itamaraty havia solicitado a renovação do visto em agosto, já que o documento de Padilha estava vencido desde 2024. A demora no processo ocorreu em meio a tensões diplomáticas. O governo dos Estados Unidos, durante a gestão Donald Trump, adotou medidas contra o Brasil após o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, impondo sanções a autoridades ligadas ao programa Mais Médicos.

No início de agosto, a esposa e a filha de 10 anos de Padilha tiveram seus vistos cancelados, assim como outros servidores e ex-servidores do Ministério da Saúde envolvidos na execução do programa. Dias antes da renovação, o ministro chegou a declarar que não estava “nem aí” para a possibilidade de não ter a entrada autorizada no país.

O presidente Lula tem viagem marcada para Nova York no domingo (21), com visto já autorizado. A composição completa da comitiva presidencial, porém, ainda não foi definida.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

União Brasil dá prazo 24 horas para filiados deixarem cargos no governo Lula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *