Fach/UFMS e II Congresso Estadual de Ciências Humanas

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Fach/UFMS, surgida do desmembramento do antigo CCHS/UFMS, se prepara para celebrar a primeira década de sua existência em 2027. É, portanto, uma Faculdade jovem, mas que possui uma comunidade acadêmica muito atuante. A Fach possui, aproximadamente, quinze técnicos e sessenta professores, que atendem mais ou menos a mil e cem alunos, distribuídos entre quatro cursos de Graduação, seis habilitações, e quatro programas de Pós-graduação: Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Filosofia (Bacharelado), História (Bacharelado e Licenciatura), Psicologia (Bacharelado), Antropologia Social (Mestrado), Filosofia (Mestrados Profissional e Acadêmico) e Psicologia (Mestrado). Apesar de ter apenas pouco mais de oito anos, o crescimento da Faculdade é notório, uma vez que, neste período foram criados duas novas habilitações de Graduação e dois novos cursos de Pós-graduação. Este momento de crescimento significativo também nos convida à reflexão sobre a importância das Ciências Humanas no contexto da UFMS, em Mato Grosso do Sul e no Brasil, principalmente na atual conjuntura, em que a área de humanidades tem amadurecido no cenário local, com a instituição, em 2023, do FEFICH – Fórum Estadual de Filosofia e Ciências Humanas, que já em 2024 realizou o I Congresso Estadual de Ciências Humanas, na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Estamos convictos do papel fundamental das Ciências Humanas como primordial para fomentar o pensamento crítico e humano e contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Tendo como propósito primeiro da área o ato de pensar, é preciso entender que incide sobre as humanidades, sobretudo nas Universidades, a tarefa de formar profissionais e pensadores críticos, cuja contribuição decisiva para o avanço e aprofundamento do pensamento não deve jamais negligenciar a questão do papel e do espaço destinados à área de Humanas na Sociedade.

Neste sentido, a Fach vem consolidando-se como um grande observatório, buscando cada vez mais integrar-se à Sociedade, por meio de seus projetos de pesquisa, ensino e extensão, e dos serviços que oferece, como por exemplo, o atendimento feito pelo Serviço Escola de Psicologia. Cada vez mais atenta aos ambientes interno e externo da Universidade, a Fach que o nosso trabalho, isto é, a contribuição de filósofos, historiadores, sociólogos, antropólogos, cientistas políticos e psicólogos, deve também estar voltado ao extramuros da UFMS.
Nesta quase uma década de existência, com a conquista de vários avanços estruturais e institucionais, a Faculdade se transformou em um núcleo importante de produção de conhecimento na área de humanidades, não apenas em Mato Grosso do Sul. Estamos em franco desenvolvimento da internacionalização do nosso trabalho, mediante convênios com Universidades da Itália, Portugal, Espanha e Marrocos, outros. Estes convênios permitem cada vez mais nossos professores e alunos realizarem intercâmbio em centros universitários tradicionais, como por exemplo, Universidade do Porto, em Portugal.

Neste feliz contexto, de muito trabalho e ânimo, a Fach/UFMS, a convite do FEFICH – Fórum Estadual de Filosofia e Ciências Humanas, tem a honra de anunciar e acolher o “II Congresso Estadual de Ciências Humanas de Mato Grosso do Sul”. O evento ocorrerá na terceira semana de novembro, e marcará também a realização do “I Simpósio da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS”, momento especial em que a Fach estará de portas abertas para que todos que se interessam pela área de humanidades e toda a Sociedade sul-mato-grossense possam redescobrir a importância fundamental das ciências humanas para a Universidade e para toda a Sociedade.

Cleverson Rodrigues da Silva é Doutor em História e Diretor da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS. E-mail: [email protected]

Weiny César Freitas Pinto é Doutor em Filosofia, professor do curso de Filosofia, do Mestrado em Filosofia e Psicologia da UFMS. Coordenador “pro tempore” do Fórum Estadual de Filosofia e das Ciências Humanas de MS. E-mail: [email protected]

Este artigo é resultado da parceria entre o Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul e o FEFICH – Fórum Estadual de Filosofia e Ciências Humanas de MS.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

O imperativo de falarmos sobre a Palestina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *