Calor intenso e baixa umidade marcam o clima em MS nesta sexta-feira

Foto: Biel Gill
Foto: Biel Gill

Temperaturas ultrapassam 37°C em várias regiões e risco de incêndios florestais aumenta

Mato Grosso do Sul enfrenta nesta sexta-feira (19) um dia de tempo firme, com predomínio de sol e algumas nuvens, influenciado por um sistema de alta pressão atmosférica. O calor segue intenso em grande parte do Estado, enquanto a umidade relativa do ar atinge níveis críticos, entre 10% e 30% nas horas mais quentes, elevando o risco de incêndios florestais.

Apesar da predominância do tempo seco, o aquecimento diurno favorece a formação de pancadas de chuva isoladas, rápidas e pontuais em algumas regiões. As temperaturas mínimas variam de 18°C a 28°C, enquanto as máximas ficam entre 33°C e 40°C, dependendo da região. No sul, cone-sul e em Dourados, as mínimas estão entre 18°C e 24°C e as máximas entre 33°C e 37°C. No sudoeste e Pantanal, os termômetros oscilam entre 24°C e 28°C e podem atingir até 40°C. Já no bolsão, leste e norte, a mínima fica entre 19°C e 26°C, com máximas entre 35°C e 38°C. Em Campo Grande, as temperaturas variam de 25°C a 36°C.

Os ventos sopram do quadrante norte na maior parte do Estado, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, e rajadas pontuais acima de 60 km/h. Nas cidades de Ponta Porã, Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, os ventos variam entre fracos e moderados, mantendo algumas nuvens e possibilidade de chuva isolada à tarde, especialmente em Campo Grande e Corumbá.

As condições exigem atenção redobrada da população, principalmente para prevenção de incêndios e cuidados com saúde devido à baixa umidade e ao calor intenso.

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *