Obras de Emeis são retomadas e prevê 4 mil novas vagas até 2026

Foto: Prefeitura de Campo Grande
Foto: Prefeitura de Campo Grande

Com recursos garantidos e cronograma definido, a Prefeitura de Campo Grande avança na entrega de unidades de educação infantil que estavam há anos paralisadas. A previsão é de que 11 novas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) sejam concluídas até 2026, ampliando em quase 4 mil o número de vagas para crianças de 0 a 5 anos na REME (Rede Municipal de Ensino).

Muitas unidades construções foram iniciadas até 2013, mas muitas acabaram paralisadas entre 2015 e 2016, ou seja, a população espera há uma década. Em diferentes estágios, parte das construções já está em andamento, enquanto outras devem ter os processos licitatórios iniciados nos próximos meses.

Coordenada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), essa força-tarefa representa a maior retomada de obras escolares da história da capital sul-mato-grossense. São mais de R$20 milhões investidos, principalmente em bairros com carência histórica de infraestrutura educacional.

“A entrega dessas unidades representa muito mais do que novas salas de aula: é uma reparação histórica. Com planejamento e responsabilidade, estamos garantindo estrutura adequada, acolhimento de qualidade e mais oportunidade para as famílias que mais precisam”, declarou a prefeita Adriane Lopes.

Além disso, a prefeita pontua que o Executivo tem adotado medidas estratégicas para enfrentar antigos gargalos da educação infantil. A meta é tirar os projetos do papel e garantir que eles se transformem em estruturas que atendam à população com qualidade.

Entregas programadas

Duas Emeis têm inauguração prevista ainda para este ano, a São Conrado e Oliveira III. Cada unidade terá capacidade para atender até 350 crianças, somando 700 novas vagas já para 2026.

A primeira escola finalizada dentro desse pacote foi a Emei Inápolis, entregue em junho de 2024 e batizada de “Dulce Coutrim de Freitas”. Atualmente, a unidade atende cerca de 200 crianças.

Para 2026, estão programadas as entregas das Emeis Popular, Jardim Anache e Jardim Radialista. Além delas, duas escolas de ensino fundamental, Celina Martins Jallad e Profª Maria Regina de Vasconcelos Galvão, que terão quadras esportivas. Já na Escola Municipal Orlandina Oliveira Diniz, onde a quadra existente ainda é descoberta, a estrutura será ampliada com cobertura até o próximo ano.

Outras cinco Emeis terão suas obras retomadas até 2026, contemplando diversas regiões da cidade, como Jardim Talismã, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville e Jardim Nashville. Juntas, essas unidades vão oferecer mais 1.750 vagas à rede municipal.

 

Por Inez Nazira

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *