No último sábado (15) as judocas Ketelyn Nascimento, Ketleyn Quadros, Maria Suelen Altheman, Gabriela Chibana e Maria Portela subiram ao pódio em Bratislava, na Eslováquia. Das sete categorias de peso em disputa – todas femininas – o Brasil teve representantes em seis, e apenas Mayra Aguiar não contou com lutadora nacional.
Brasil e Japão terminaram a competição com três ouros, mas a delegação asiática ficou à frente por somar duas medalhas de prata e uma de bronze, enquanto as brasileiras ficaram com duas de bronze.
Nos 57 quilos, Ketelyn Nascimento, venceu sua chave ao superar a húngara Ibolya Siroki, a russa Katerina Dotcenko, a húngara Brigitta Varga e a francesa, Maryline Louis Sidney, na final, ao impor um waza-ari.
Nos 63kg, Ketleyn Quadros, bronze em Pequim-2008, eliminou a dinamarquesa Helena Christensen, a suíça Carina Hildbrand e a romena Stefania Adelina. Na decisão do ouro, obteve um ippon sobre a japonesa Momo Tatsukawa.
Na categoria acima dos 78 quilos, Maria Suelen Altheman bateu a polonesa Wiktoria Lis, a japonesa Hiraku Kodama e a francesa Lea Fontaine (ippon) para ficar com o primeiro lugar.
Gabriela Chibana (48kg) ficou com o bronze ao vencer a italiana Elisa Adrasti e a belga Ellen Salens. Perdeu na semifinal para a japonesa Aoi Ogura, mas conquistou o bronze, ao ganhar da sérvia Andrea Stojadinov.
Nos 70kg, Maria Portela passou pela russa Ksenia Zadvornova e pela francesa Melissa Heleine, mas perdeu para a japonesa Utane Sugiyama nas semifinais. Na disputa do bronze bateu Ellen Santana, com quem disputa uma vaga em Tóquio.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações do Esporte ao Minuto)