Bolsonaro confirma encontro com presidente da Argentina

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (13) que irá se encontrar com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no início do próximo mês. A reunião ocorrerá durante a posse do novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, marcada para 1º de março.

Bolsonaro não compareceu à posse de Fernández e se manifestou publicamente contra sua candidatura. Mas, depois de receber ontem o chanceler argentino, Felipe Solá, o presidente brasileiro adotou tom de moderação.

“Me interessa conversar com o Fernández, o embaixador trouxe boas notícias”, afirmou Bolsonaro. “Ele disse que a Argentina irá se empenhar para o acordo do Mercosul com a União Europeia.”

Na última quarta-feira, Solá se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Itamaraty, onde prevaleceu um ambiente de cordialidade e afagos públicos entre os dois, que chegaram a posar para uma foto abraçados depois de uma breve declaração conjunta.

“Quando Brasil e Argentina falam juntos, é uma voz que se potencializa”, afirmou Araújo, em nítida mudança de tom. Antes da posse de Fernández, em dezembro, o ministro havia cogitado a possibilidade até mesmo de saída do Mercosul.

(Texto: João Fernandes com Valor Econômico)

1 thoughts on “Bolsonaro confirma encontro com presidente da Argentina”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *