A Uefa e a Conmebol anunciaram nesta quarta-feira (12) a assinatura de um protocolo de acordo estabelecendo a cooperação das duas entidades do futebol da Europa e da América do Sul, em diferentes aspectos, desde a arbitragem até a formação de treinadores.
“A Uefa e a Conmebol têm uma longa história e tradição juntas, especialmente através de competições épicas e emocionantes, como o Troféu Artemio Franchi e a Copa Intercontinental. O acordo representa um primeiro passo para permitir que a Uefa e a Conmebol cooperem estreitamente para que possamos compartilhar a experiência e o conhecimento para o desenvolvimento do jogo nos dois continentes”, disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, citado no comunicado.
O acordo prevê especialmente a organização de partidas internacionais, assim como a criação de projetos conjuntos em áreas como segurança, marketing e ética.
A Uefa e a Conmebol estabeleceram “um programa de intercâmbio de árbitros que permitirá que os juízes de ambas as organizações sejam nomeados para supervisionar partidas internacionais no outro continente, a fim de proporcionar mais experiência aos árbitros”.
Isso pode resultar na presença de uma equipe de árbitros sul-americanos liderando a fase de grupos da Euro-2020 (12 de junho a 12 de julho) e europeus apitando na Copa América nas mesmas datas.
Também poderia haver essa troca entre a Liga dos Campeões e a Copa Libertadores. Outro âmbito de trabalho reside no reconhecimento mútuo dos títulos de treinador, de acordo com o comunicado.