A Derf (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos) criou uma força tarefa com o objetivo de combater os furtos de fios de cobre. Recebendo diversos registros entre os meses de dezembro e janeiro, uma equipe especializada vem atendendo e analisando a demanda, que já prejudicou até mesmo a prefeitura de Campo Grande.
Conforme informações da delegacia, a equipe já levantou cerca de 67 ocorrências e que já tem um “público alvo” definido, sendo os clientes da operadora de telefonia Oi. As ações em combate durarão cerca de 90 dias e a equipe especializada para atender a demanda trabalhará nos casos e autuará os indivíduos que forem pegos cometendo os furtos em flagrante.
De acordo com delegado da Derf, Reginaldo Salomão, este tipo de furto é comum e não tem uma atribuição direta com a delegacia. Além disso, a equipe foi criada após um incidente ter ocorrido com um patrimônio da prefeitura e desde de dezembro vem tentando diminuir os números de ocorrências como esta. “Não podemos falar sobre um valor total de ocorrências anuais, pois essa situação é mais comum do que imaginamos, para se ter ideia apreendemos na noite da última terça-feira (4), dois indivíduos em flagrante, que estavam furtando 8 kg de cobre, equivalente a R$ 156. Digo que é prejudicial, pois cerca de 200 pessoas ficaram sem acesso à internet e sem receber ligações. Estamos atuando firme a 15 dias nessa frente, das 67 ocorrências, 32 foram esclarecidas e temos suspeitos a vista para as demais”, diz o delegado.
(Texto: Graziella Almeida)