O governo federal editou uma medida provisória que abre crédito extraordinário, no valor de 892 milhões de reais para obras emergenciais e assistência às vítimas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, regiões atingidas por fortes chuvas em janeiro. A medida será analisada pelo Congresso Nacional e está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31).
Os recursos serão direcionados ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que fará o repasse aos estados. Em Minas Gerais, pelo menos 55 pessoas morreram após temporais nesse início de ano. O presidente Jair Bolsonaro anuncia R$1 bi para atendimento a famílias e prefeituras em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Na segunda-feira (27), vários senadores lamentaram pelas redes sociais as mortes decorrentes das chuvas que castigam o território brasileiro. A medida já está valendo, mas uma comissão mista formada por deputados e senadores será criada para analisar o texto, que posteriormente precisará ser confirmado pelos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
(Texto: Lyanny Yrigoyen com Agência Senado)