Na segunda-feira (27) a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, abrirá consulta pública para receber contribuições que auxiliem na elaboração da licitação do Almoxarifado Virtual Nacional, que tem o propósito de estender o sistema de compras pela internet de material de escritório e suprimentos de informática, em todo o país até junho.
Presente desde outubro de 2018 em 31 órgãos da União no Distrito Federal, o Almoxarifado Virtual, permite que os órgãos deixem de comprar individualmente materiais como lápis, papéis, pendrives, canetas e demais materiais de expediente e passam a ser supridos sob demanda, com pedidos executados instantaneamente.
O Ministério da Economia faz uma licitação centralizada e cabe aos gestores de cada órgão registrar os pedidos em plataforma eletrônica. Os materiais são entregues pela empresa contratada, responsável pelo transporte dos produtos. De acordo com o Ministério da Economia, esse forma de funcionamento com o Almoxarifado Virtual, reduz a necessidade de estoques e resulta em economia para o governo, que usa menos espaço para armazenamento e reduz eventuais perdas provocadas pela conservação inadequada.
Antes de os órgãos federais no DF adotarem o modelo, cada instituição fazia o planejamento, a licitação, a compra, o armazenamento, a separação, a distribuição e o descarte de materiais. O processo resultava em redundância de trabalho, de espaço físico e de servidores exercendo a mesma função.
Com o objetivo de ouvir o mercado e a sociedade para a ampliação da plataforma eletrônica aos órgãos federais em todo o país, a consulta pública vai até 7 de fevereiro. As sugestões podem ser enviadas por e-mail para o endereço [email protected].
(Texto: Julisandy Ferreira com informações da Agência Brasil)