O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo (PSDB), e o procurador do município, Ricardo Soares Sanches, assinaram no Ministério da Economia, em Brasília, a concessão de crédito no valor de US$ 25 milhões (mais de R$ 100 milhões) para obras de infraestrutura no município.
Segundo o prefeito, a assinatura foi possibilitada em razão de ajuda do deputado federal Beto Pereira, mesmo partido. Os recursos são oriundos do Fonplata e possibilitarão obras previstas no Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira da Cidade de Ponta Porã.
O deputado comemorou o despacho da operação de crédito publicada no Diário Oficial da União. “Sabemos da importância desta linha de crédito para investimentos previstos em Ponta Porã. A luta para destravar esse financiamento contou com a nossa dedicação porque conhecemos a forma com que o prefeito Hélio Peluffo planeja o desenvolvimento de Ponta Porã. O município tem uma função estratégica no Estado e no país, e a população, que já arca com essa responsabilidade, merece esses investimentos”, afirmou Beto.
A União será a avalista da contratação dessa linha de crédito. Estão previstas diversas obras de drenagem, pavimentação, parque linear, entre outras intervenções na cidade. A prefeitura poderá pagar o valor contratado em até 20 anos, com cinco anos de carência.
Segundo o projeto apresentado ao Fonplata, o recurso será liberado em partes, entre os anos de 2020 e 2023, e contratado com base na taxa de juros Libor de seis meses, acrescida de spread, devendo ter custo efetivo de 4,62% ao ano. “O deputado Beto Pereira disponibilizou toda sua equipe para que em tempo recorde conseguíssemos assinar o contrato. Ele foi extremamente importante neste processo”, finalizou Peluffo.
(Texto: Andrea Cruz)