Flamengo estreia no Estadual do Rio neste sábado (18), diante do Macaé, com seu time sub-20 e sem nenhuma transmissão da partida. Entre os 11 clubes da competição, o rubro-negro foi o único que não chegou a nenhum acordo com a Rede Globo durante as negociações dos direitos para TV aberta e fechada, além do pay-per-view. Como a Lei Pelé estabelece que partidas só podem ser exibidas com a autorização das duas partes envolvidas, o Flamengo não poderá transmitir seus próprios confrontos nem assinar com outra emissora ou plataforma de streaming.
Campeão do Brasileiro e da Libertadores em 2019, a equipe rubro-negra queria receber um valor mais alto em relação aos seus rivais, assim como já ocorre no Campeonato Brasileiro. Em nota, o Flamengo, atual campeão do estadual, diz que a Globo ofereceu um valor semelhante ao último acordo, firmado em 2016 e com validade de três anos. Segundo o clube, a emissora não levou em conta “a nova fase do Flamengo e nenhum dos pontos sugeridos pelo clube para uma possível renovação”.
A Globo lamentou a situação. Sem citar valores, a emissora afirma que a pedida do Flamengo é muito superior em relação aos rivais. “Até este momento, os jogos do Flamengo não serão transmitidos em nenhuma plataforma. Temos grande interesse nesses direitos e continuamos sempre abertos ao diálogo, esperando chegar a um acordo satisfatório para todos.”
Na nota em que anuncia o desacordo para o Estadual do Rio, o Flamengo ressaltou que dará “continuidade à parceria com o Grupo Globo, através do contrato comercial que temos para as transmissões do Campeonato Brasileiro”. Os jogos da equipe na Libertadores serão transmitidos também pela Globo, SporTV e Fox Sports.
(Texto: Lyanny Yrigoyen com Folhapress)