A semana começa em Mato Grosso do Sul com a previsão de altas temperaturas e possibilidade de pancadas de chuva no Estado. Não estão descartadas tempestades com raios e até queda de granizo. A umidade relativa do ar também segue baixa, entre 15% e 30%, o que necessário tomar cuidados com os horários intensos de calor.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), este cenário no Estado ocorre devido ao intenso fluxo de calor e umidade, junto com o deslocamento de uma frente fria oceânica e área de baixa pressão atmosférica, que favorece este momento de instabilidade, principalmente nas regiões sudeste, leste e nordeste do Estado.
Espera-se chuvas fracas e moderadas no Estado, pontualmente com intensidade maior. A previsão é de mínima de 20°C e máxima de 37°C nas regiões sul e leste. Já no norte, sudoeste e cidades pantaneiras a máxima pode chegar a 41°C, com mínima de 23°C. Para Campo Grande a variação será de 23°C (mínima) e 36°C (máxima).
Alerta
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) segue com alerta de tempestades para o Estado.
O primeiro alerta de nível amarelo, indica perigo potencial de chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). O aviso vale para a região do Pantanal e para Campo Grande.
Já o segundo alerta, de nível laranja, indica perigo de tempestade, com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Este alerta vale para as regiões sul-fronteira e bolsão e ambos têm validade até o fim da manhã de hoje (2).